DOM CORRÊA (MG) - Uma rede de esgoto que deságua no pequeno córrego,que desce da Saibreira e faz o “divisor” nas Ruas Projetada e Francisco Gabriel de Medeiros (Distrito de Dom Correa) está deixando os moradores furiosos. Todos os dias, são obrigados a alimentarem sentindo mau cheiro, mosquitos e dejetos que são lançados.
Por várias vezes, tentativas foram feitas no sentido sensibilizar as autoridades municipais, mas, para as famílias que residem próximas ao local, a lembrança acontece somente no período eleitoral.
Para dificultar ainda mais a situação, parte da rua está desmoronando no leito do córrego, impossibilitando que os proprietários de veículos saiam de suas casas, já que o espaço não é suficiente para uma passagem segura.
A moradora Ana Andrade, conta que se sente humilhada diante da situação, pois, há 16 anos morando no local, é obrigado a conviver com a fedentina que se instalou em toda a rua. Segundo ela, o esquecimento do órgão público gera revolta, descontentamento e a descrença naqueles que deveriam zelar pelo bem estar da população. Ana Andrade destaca que, a rede de esgoto provoca mau cheiro e, agora está causando outras complicações que podem afetar mais pessoas.
A outra moradora da Rua Projetada, Claudiana Dornelas, não consegue esconder sua revolta, ao falar da condição precária que está à rede de esgoto, que exala mau cheiro na hora da refeição e, às vezes fica impossível alimentar bem. Ela detalha que está cansada de esperar por uma resposta, já que na rua mora muitas famílias, bem como crianças e mulheres grávidas, que ficam com muito medo até mesmo de que a rede de esgoto a céu aberto possa servir de foco para proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Ela classifica de “caótica”, a situação vivida pelos moradores que já estão cansados de esperar. “Por duas vezes, já vieram aqui e mediram, mas a obra que é essencial até hoje não veio. A rede de esgoto e o desmoronamento são dois fatores que nos deixam atordoados. Moradores compram material de construção e, são obrigados a carregar nas costas. Queremos que venham conhecer nossa realidade em Dom Correa”,ressalta a moradora Claudiana Dornelas.
Um dos líderes do Distrito de Dom Correa, João Batista Dornelas diz que já fez contato com o Secretário Municipal de Obras, para expor a situação enfrentada pelos moradores da Rua Projetada. Ele considera que o problema é sério e de saúde pública, já que a rede de esgoto está causando um transtorno incalculável. “Embora a administração esteja a 4 meses trabalhando, vamos cobrar visto que a água parada nos traz preocupação e, até casos de Dengue podem aparecer. É uma questão emergencial, que precisa e merece a atenção do Executivo Municipal”, ressalta o líder comunitário João Batista Dornelas.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com