VEJA MAIS FOTOS |
MANHUAÇU (MG) - Com o tema voltado para a juventude, líderes religiosos, representantes sindicais e de outros segmentos movimentaram as ruas de Manhuaçu, na manhã deste sábado, dia 27, na VIII Caminhada do Trabalhador. Promovida pelo Movimento Fé e Política, a mobilização serviu para chamar a atenção para uma série de situações que ocorrem ao nosso meio e, nem sempre as pessoas afetadas conseguem ter o devido respeito por parte das autoridades.
Durante o trajeto, os participantes exibiam cartazes denunciando o baixo salário do agente de saúde, a falta de uma política séria para moradia,a permanência do homem no campo e a desigualdade existente entre as pessoas. A VIII caminhada teve como tema central "Juventude Transforma, Acredite", alusivo a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro e,ainda chamar os jovens à responsabilidade para uma profunda reflexão acerca dos verdadeiros propósitos, na busca de projetos para conquistarem um espaço na sociedade e a transformação tão sonhada.
As caravanas foram recebidas na igreja do Bom Pastor e, em seguida percorreram as ruas principais até a Praça Cordovil Pinto Coelho, onde houve manifestação de lideranças e dos deputados Pe.João(Federal) e Rogério Correa(Estadual). Os dois parlamentares foram suscintos em destacar a necessidade urgente de ações, que venham trazer mais benefícios às famílias no campo,bem como devolver dignidade ao trabalhador e a trabalhadora. "Precisamos mostrar nossa força através de projeto a nível estadual e federal, no sentido de que a agricultura continue sendo a fortaleza do homem do campo. O Governo precisa garantir total apoio aos trabalhadores", enfatiza o deputado federal Pe.João.
O deputado estadual, Rogério Correa reafirmou seu compromisso com as lideranças rurais presentes na VIII caminhada. "Tenho aqui minhas raizes e, por isso quero estar trabalhando projetos interessantes para a permanência das famílias no campo",garantiu.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Manhuaçu, Jesus Brasilino, a mobilização dos vários segmentos serviu para despertar a vontade de uma transformação.Segundo ele, a marcha pelas ruas da cidade tem um simbolismo de luta, de caminhada no dia a dia e desafios. "No momento em que saimos cantando e reivindicando, estamos concretizando e socializando a nossa luta na união das forças. Temos a responsabilidade de despertar em cada trabalhador, a necessidade em participar do movimento popular", ressalta o dirigente sindical.
Brasilino destaca ainda, que muitas conquistas já foram conseguidas,mas há a necessidade de caminhar mais. Para o dirigente sindical, todas as classes precisam cobrar e agir mais. Ao ser perguntado sobre as ações, Jesus Brasilino explica que todas as pessoas são responsáveis e, agora a juventude que está sendo o "foco" também precisa arregassar as mangas, para estar participando das organizações.
A coordenadora da VIII Caminhada do Trabalhador, Maria das Graças Cipriano diz que a participação dos trabalhadores, líderes e da juventude foi fundamental para o fortalecimento do trabalho, bem como demonstrar o encorajamento para a transformação social. Segundo a coordenadora, esse ano está pautada a realização de várias conferências e a participação dos jovens será fundamental. "Percebemos que a forma diferente de manifestação, cativou novos adeptos que entenderam a razão, a necessidade de continuar a luta em busca de melhores condições para as famílias se estabelecerem e, a juventude como o pilar para a transformação social que tanto sonhamos",frisa Maria das Graças Cipriano.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com