MANHUAÇU (MG) - Em sessão solene no Anfiteatro da Câmara Municipal, na noite desta sexta-feira (3), a Diretoria da 54ª Subseção da OAB/MG entregou carteiras à 20 novos advogados e quatro estagiários que passaram a fazer parte dos quadros da OAB de Manhuaçu. A entrega foi feita pelo presidente da entidade, Alex Barbosa de Matos.
Além do presidente da OAB de Manhuaçu, fizeram parte da mesa de honra o conselheiro seccional da OAB/MG, Fauze Gazel Júnior; o presidente da Câmara de Manhuaçu, advogado Maurício Júnior; o tesoureiro da OAB de Manhuaçu,Antônio de Carvalho; vice-presidente da OAB Jovem, Magnum Fernandez; conselheiros da OAB Manhuaçu, José de Oliveira Gomes e Paulo de Almeida Amaral; presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Luiz Franklin; representante da OAB Mulher, Helena Collares Rodrigues.
Em seu discurso, o presidente da OAB de Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, parabenizou a todos os novos advogados pelo sucesso obtido desde a aprovação no curso de Direito até o Exame da Ordem. Ele destacou ainda a importância da OAB, ao afirmar que “o Brasil é o único país que declara que o advogado é indispensável para a administração da Justiça. E esta previsão constitucional se deve ao fato da participação de inúmeros advogados em todos os momentos importantes da história desse país”.
Alex ponderou que “hoje é um dia histórico para a Ordem dos Advogados do Brasil, que possui sua origem histórica e mítica nas ordens medievais de cavaleiros, ou seja, naquelas congregações que organizavam coletividades de homens com base nas concepções de honra, nobreza de ideais e na regulação de conduta de seus membros, por intermédio de normas jurídicas e éticas”.
MISSÃO E REGRAS
Para o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, o advogado possui dupla missão: a missão institucional e a corporativa: Na primeira, nós, advogados, devemos defender o Estado Democrático de Direito e as bandeiras históricas outorgadas pela Constituição Federal. Já a missão corporativa da OAB é a seleção, a disciplina e a defesa dos advogados.
Quanto às regras necessárias para o exercício profícuo da advocacia, Alex destaca três. “Compromisso com a ética; defesa intransigente das prerrogativas; dedicação e estudo. São essas as regras básicas de um bom advogado. Parafraseando o papa Paulo VI: ‘A advocacia é um sacerdócio que necessita de cultura, coragem e senso crítico. Em uma conferência com advogados, o papa Paulo VI afirmou que nós advogados conhecemos a vida em todos os seus aspectos. Mas não devemos nos subordinar às confidências, pois não somos consciência de aluguel”.
ESTAGIÁRIOS
Sem se esquecer daqueles que ainda permanecem na Faculdade e um dia se tornarão bacharéis em Direito, Alex sugeriu que os estagiários permaneçam ao lado dos advogados, “na condição de braço direito e apoiador, além de discentes atentos da luta pela realização concreta da ordem jurídica, observando sempre, as suas atribuições previstas no Estatuto da Advocacia e da OAB.Advirto-lhes de que vocês possuem normas de conduta e restrições de atuação, assim como acontece com os advogados”.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com