MANHUAÇU (MG) - Num clima de bastante tranquilidade, líderes comunitários participaram na manhã deste domingo, dia 05, da reunião mensal para discutir assuntos inerentes às associações dos setores urbano e rural. Essa nova dinâmica faz parte do planejamento da nova diretoria, que foi eleita no mês passado e, quer encontrar novos parceiros para um trabalho eficaz, a fim de fortalecer as ações do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu.
Durante a assembléia, os presidentes de associações discutiram um problema enfrentado por eles, quando vão legalizar a documentação da entidade. Segundo eles, o cartório faz muitas exigências e cobra caro da entidade, que sequer tem fonte de renda.
Para discutir o assunto, a diretoria do COAMMA convidou a ex-vereadora Maria Imaculada Dutra, que explanou sobre os entraves que também tem encontrado para legalizar documentos de algumas instituições. Maria Imaculada solicitou que os presidentes das associações elaborem um abaixo assinado para que seja remetido ao Ministério Público, no sentido de encontrar uma saída. “Precisamos mobilizar a comunidade para buscarmos uma saída. Somente assim, quem sabe a gente pode ter um favorecimento ao procurar o cartório para registro das atas e outros documentos, que são importantes para as entidades”, disse a ex-vereadora.
Também esteve participando da reunião, a presidente do Conselho Municipal Ante Drogas(COMAD) Luizaura Januário, para falar das dificuldades enfrentadas para administrar o órgão. De acordo com Luizaura Januário, o conselho atual não dispõe de um espaço próprio, não tem secretária para organizar documentos e, ainda falta toda uma estrutura para executar suas ações. “Peço que todos os líderes comunitários nos ajudem, pois, o COMAD foi criado com muita dificuldade para uma causa nobre. Há a necessidade de colocarmos o órgão a serviço da comunidade”, destaca a presidente Luizaura Januário.
O presidente do COAMMA, Vasco Fernando Mota Rodrigues ficou otimista com a presença das lideranças, bem como dos convidados que enriqueceram o debate.
Nova fase para o crescimento
A nova diretoria do COAMMA tem como presidente Vasco Fernando Mota Rodrigues; vice presidente Cristiano Marcos; 2º vice presidente Joseny Cristino; tesoureiros Geraldo Magela Moreira e Juventílio de Souza Campos; secretários Marines Bragança e Leondenis Heringer Batista. Para Vasco Fernando Mota Rodrigues, presidente reeleito para continuar dirigindo a instituição, a pretensão é a de buscar apoio para projetos benéficos à sociedade, dentro de uma filosofia com a participação de todos, priorizando os assuntos que são de fundamental importância para a coletividade. A nova diretoria espera realizar um trabalho diferente, para mostrar à sociedade de que tudo é possível, principalmente quando todos estão motivados para a transformação social.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com