VEJA MAIS FOTOS |
CHALÉ (MG) - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) decidiu, por unanimidade, inocentar o Prefeito de Chalé, Elmir Batista de Melo, e do vice Willi Arnaldo Kaizer Júnior, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público que pedia a cassação do mandato deles. Na semana passada, um encontro foi realizado no município com a presença dos advogados Dr. Mauro Bomfim e Dr. Luiz Amorim, que atuaram na defesa do caso.
Os dois haviam sido denunciados pelo Ministério Público sob a alegação de utilização de equipamento e bens públicos em favor de particulares em período eleitoral e abuso de poder político. Os advogados comprovaram que essa atividade é desenvolvida não só em período eleitoral, mas acontece regularmente em todo o território do município, beneficiando indistintamente todos os micro e pequenos proprietários rurais.
Durante a visita a Chalé, vários prefeitos, vereadores, lideranças políticas e amigos estiveram prestigiando a vitória do prefeito Elmir Batista no TRE-MG.
DEFINIÇÃO DE RUMOS
Dr. Mauro Bomfim resumiu que foi um encontro de comemoração. “É um momento de definição de rumos da Administração Municipal. Qualquer processo judicial eleitoral com ameaça de cassação de mandato, engessa a gestão. São dezenas de casos em Minas Gerais e é importante que se faça um trabalho jurídico eficiente desde o início do processo. Nesse aspecto quero louvar o trabalho do meu dedicado colega Dr. Luiz Amorim, nosso parceiro do escritório, que atuou a estratégia da defesa para que pudéssemos demonstrar no TRE-MG o equívoco que havia acontecido nessa decisão inicial em Chalé”.
O advogado ainda ressaltou que TRE-MG é o mais rigoroso e implacável no exame das provas de captação de votos, abuso de poder econômico e outras questões. “Lógico que temos que dissociar isso do estatuto da reeleição. O TRE-MG tem a sensibilidade de reconhecer que, mesmo que o prefeito seja candidato a um segundo mandato, a prefeitura continua trabalhando. O TRE-MG demonstra que sabe muito bem separar o que é o mero uso regular do princípio da continuidade administrativa, como foi aqui em Chalé, dos casos em que as pessoas ganham a eleição através de abusos, fraudes e maneiras ilícitas”, afirmou.
Para Mauro Bomfim, a vontade popular foi respeitada e agora é momento da Administração de Chalé continuar investindo no crescimento do município.
COMEMORAÇÃO
Ao lado de várias lideranças e vereadores, do assessor do deputado estadual Tiago Ulisses, Milton Barros, advogados, prefeitos de cidades vizinhas, o Prefeito Elmir Batista de Melo foi aplaudido na praça central durante a festa promovida na sexta-feira, dia 17.
Em seu discurso, ele agradeceu a confiança da população e o apoio nesse período em que o município passou por uma breve instabilidade. “Quero agradecer ao apoio de cada moradores, aos meus familiares e, principalmente a Deus. Foram dias de apreensão, mas sabíamos que não tínhamos cometido nada errado. Chalé vai continuar no rumo certo”, afirmou.
A noite foi encerrada com show da dupla Paulo Sérgio e Matheuzito.
Carlos Henrique Cruz - FOTOS Edelson Fotos - portalcaparao@gmail.com