MARTINS SOARES (MG) - As campanhas contra paralisia infantil e o dia D do preventivo foram realizadas com sucesso pela equipe do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alair Louback, no bairro São Vicente, em Martins Soares, neste sábado, 08/06.
O Dia D do Preventivo tem como objetivo buscar as mulheres que por algum motivo, como o trabalho, época de safra de café, não puderam comparecer durante a semana na unidade do ESF para realizarem o exame.
O procedimento é simples, indolor e necessário para detecção de algumas doenças como as doenças sexualmente transmissíveis, inflamações e o câncer de colo do útero. Essa é a segunda neoplasia feminina mais frequente, ceifando vidas de mulheres em todo mundo.
Uma entre cada três brasileiras (31%) nunca realizou ou fez apenas uma vez o exame de papanicolau, principal recurso para detectar lesões que podem levar ao câncer de colo do útero.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e, a cada ano, estão se tornando mais frequentes entre homens e mulheres. Muitas vezes, mulheres não se previnem por desconhecimento ou descaso.
Durante o Dia D aconteceram também palestras, orientações e distribuição de preservativos.
VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA
Segundo a Enfermeira Coordenadora da ESF Alair Louback, Michelle Dutra Martinez, na campanha de vacinação, várias crianças foram imunizadas. Ao mesmo tempo, para completar a ação contra paralisia infantil foi promovido um dia de lazer.
As crianças tiveram pula-pula, pipoca, pirulito e ainda ganharam um chaveiro em EVA com o desenho do Zé Gotinha. O brinde foi confeccionado pelas integrantes da equipe do ESF Alair Louback.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com