MANHUAÇU (MG) - O Presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa, participou do Fórum de Autogestão, Autodefesa e Família realizado na APAE Manhuaçu com participação de membros de diversas entidades da região.
O objetivo do encontro foi preparar familiares, autodefensores, profissionais e dirigentes das Apaes da Regional Zona da Mata 2 sobre a aplicação das tecnologias assistivas voltadas à inclusão social das pessoas com deficiência.
Durante a abertura do evento, o Presidente da APAE Manhuaçu, Luiz Carlos de Carvalho, recepcionou os participantes e declarou a importância da atuação regional das entidades. “A força das Apaes está sustentada na organização e competência com que executam o compromisso social de trabalhar para o bem dos outros. Estamos muito felizes ao ver nosso salão cheio de profissionais, autodefensores, professores e pais para mais esse encontro de formação e reflexão”, disse.
Após a rápida cerimônia de abertura, o presidente estadual Eduardo Barbosa assumiu os trabalhos do Fórum e realizou a palestra do evento. Em sua fala ele enfatizou a importância de se considerar as vivências e experiências pessoais dos pais no momento de priorizar investimentos em tecnologia assistiva. “Nunca devemos discutir os rumos da Apae sem a presença das pessoas com deficiência e suas famílias”, frisou.
Durante palestra, Eduardo Barbosa afirmou que o tema central do Fórum representa um novo desafio para as Apaes. “Conhecer as tecnologias assistivas irá requerer muito estudo e trabalho por parte de todos que acreditam no espírito associativo das nossas entidades”, ressaltou.
Eduardo Barbosa pontuou as novas tecnologias disponíveis para apoio ao portador de deficiência intelectual e múltipla que podem oferecer maior independência e qualidade de vida.
De acordo com o dirigente, é preciso que esses produtos e serviços recebam mais recursos por parte das parcerias com o poder público para que atinjam um maior número de pessoas. As APAEs estão se aprofundando no conhecimento e na aplicação desses conteúdos.
Além da palestra, os participantes atuaram em grupos divididos por categorias de pais, autodefensores, professores e gestores para discutir os temas das tecnologias assistivas.
No encerramento, Eduardo Barbosa aproveitou a oportunidade para estimular as Apaes presentes a participarem do III Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e o XII Congresso da Rede Mineira das Apaes, que acontecerá no período de 11 a 13 de outubro, em Belo Horizonte.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com