MANHUAÇU (MG) - A Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho promoveu a 1ª Feira da Empregabilidade com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o Projeto “Caminhando e cantando e reinventando a canção”, uma das muitas ações realizadas dentro do Programa Reinventando o Ensino Médio.
Nas aulas de Língua Portuguesa, os professores da escola idealizaram o projeto buscando na história da música popular brasileira, os traços da imagem, das emoções e das aspirações da juventude de compositores brasileiros. São retratos de suas épocas. Conhecer essas composições é permitir aos jovens encontrar a realidade e a fantasia que permearam o ideológico da construção discursiva de seus avós, pais, tios, permitindo, assim, compreender sua própria história.
O projeto envolveu todos os professores e alunos com ênfase nas três áreas de empregabilidade. Na área de Empreendedorismo e Gestão foi trabalhado o perfil do cantor como um empreendedor. “Estamos trabalhando com a visão empreendedora dos cantores atuais. Os alunos se envolveram muito, pois pegamos o que os alunos realmente gostam que é a música, a arte de fazer a música, de cantar, de trabalhar nessa área de emprego” disse a professora Alessandra Nery.
Já a professora Nayara Pereira, considera que o projeto ajuda a preparar os jovens para o cotidiano do mercado. “Esperamos que os alunos tenham um bom aproveitamento, porque na verdade é um preparo para a vida profissional deles” disse.
Na área de Tecnologia e Informática, os alunos realizaram exposição de peças de computador e analisaram o seu funcionamento. Além desse trabalho, foi organizada também uma exposição cronológica de objetos eletrônicos, mostrando a diferença entre analógico e digital.
Na área de Comunicação Aplicada, os alunos desenvolveram o tema “A imagem do jovem na música popular brasileira entre os anos de 1960 a 2010”, apresentando diferentes trabalhos como conclusão do projeto, dentre eles, músicas e coreografias, produção de paródias, vídeos, arte temática em grafite, elaboração de painéis, além de apresentação de trabalhos, desenvolvendo a oralidade e a argumentação.
Durante o 1º bimestre, o projeto reforçou a construção dos discursos na sociedade pós-moderna, com ênfase no comportamento do jovem contemporâneo. Em tempos de internet e redes sociais, alunas gravaram a biblioteca da escola a Paródia “As poderosas do reinventando”. O vídeo já está no youtube. “Esperamos aparecer entre os famosos da internet, no programa da Eliana, com esse vídeo” disse uma das alunas compositoras.
REPERCUSSÃO
Para o coordenador do Reinventando o Ensino Médio na Escola Maria de Lucca, Professor Clóvis Dornelas, “o projeto tem sido de grande importância para a comunidade escolar e já apresenta resultados interessantes com o envolvimento dos alunos e o comprometimento dos professores”.
O evento foi prestigiado por professores da Escola Estadual Dionísio Costa, do município de Mutum, onde o programa também foi implantado neste ano.
A Escola Maria de Lucca é referência para o projeto que será ampliado para as outras instituições da rede estadual no ano que vem. “Todas essas ações foram desenvolvidas dentro do Programa Reinventando o Ensino Médio, uma proposta do Governo do Estado de Minas Gerais, que em 2014 será universalizada para as demais escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Médio”, explica o diretor Marcelo Mendes.
O único empecilho na festa foi a chuva. Por conta do mau tempo, a escola teve que adiar as coreografias e as apresentações musicais preparadas pelas professoras Sirlei Sales e Danielle Lacerda.
A comunidade escolar terá oportunidade de assistir a esses números e aos vídeos produzidos no decorrer do projeto, nos dias 10 e 13 de julho, reservados no calendário escolar como dia “D” na Escola.
Carlos Henrique Cruz / Com informações da Professora Rosane Miranda Rodrigues dos Reis (idealizadora do projeto) / Fotos: Professora Danielle Lacerda