Portal Caparaó - GRS Manhumirim promove mobilização contra gripe
Geral

GRS Manhumirim promove mobilização contra gripe

04/07/2013 - Atualizado em 04/07/2013 20h03

Diretora da GRS Manhumirim, Dra. Soraia Carvalho.

Médico Infectologista do Hospital César Leite, Dr. Tiago Heringer.

MANHUAÇU (MG) - A Gerência Regional de Saúde de Manhumirim promoveu nesta segunda-feira, 01/07, no auditório do Hospital César Leite, um café da manhã com empresários e lideranças de diversos segmentos para intensificar as ações de enfrentamento da gripe na região. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde é divulgar a campanha “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”.

O tempo mais frio e ambientes com grande aglomeração de pessoas podem favorecer a proliferação do vírus. Empresas como hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados receberam materiais educativos e orientações a respeito da contaminação pela gripe.

Em todo o estado, as empresas de ônibus também estão sendo envolvidas na campanha, orientando os passageiros e afixando adesivos em suas frotas. No encontro, foram distribuídos materiais para os participantes.

A Gerente da Regional de Saúde de Manhumirim, Soraia Carvalho, apresentou o Plano Estadual de Enfrentamento da Síndrome Gripal, da Síndrome Gripal Aguda Grave com ênfase na Influenza e destacou a importância dos parceiros pela adoção de medidas preventivas contra a gripe. “Nossa região recebe muitos visitantes, principalmente do exterior, pela proximidade ao Pico da Bandeira, sendo assim, o poder público e a sociedade não podem descuidar”, finalizou.

O empresário Ronald Gripp, proprietário do Caparaó Parque Hotel e Restaurante Estância Gourmet de Alto Caparaó, parabenizou a iniciativa. “Ficamos muito satisfeitos em participar desse encontro e nos colocamos inteiramente a disposição para trabalharmos em parceria com o poder público”.

O Secretário de Saúde de Manhuaçu, o médico Gulivert Oliveira, considerou que a reunião foi muito importante para esclarecer algumas dúvidas e dar sequencia aos trabalhos de mobilização.

Já o Provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, afirmou que o Hospital César Leite já adota uma série de medidas dentro do trabalho interno da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. “Isso faz parte da rotina da unidade de saúde. Estamos apoiando a campanha e vamos divulgar também para o público que vem até o hospital, por exemplo, para fazer uma visita a um paciente internado”, declarou.

O evento contou com a participação de representantes do Conselho de Saúde de Manhuaçu, Hospital César Leite, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Colégio América/Sistema Objetivo, Caparaó Parque Hotel, Restaurante Estância Gourmet, Auto Pena, CEM, Banco do Brasil, Clínica Médica São Lourenço, Cirúrgica Saúde, Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Secretaria de Saúde de Alto Caparaó, dentre outros.

21 MORTES EM MINAS

O número de casos confirmados da gripe H1N1 (suína) e de mortes no primeiro semestre desse ano supera em quase cinco vezes os registros do mesmo período de 2012. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) nega um surto e atribuiu o aumento de casos a um melhor controle de notificação da doença.

Segundo a Fundação Ezequiel Dias (Funed), são 117 casos confirmados em Minas entre as 1.592 amostras de janeiro até a última semana. No mesmo período de 2012, foram 978 amostras, com 25 positivas para H1N1. A expectativa é de aumento dos registros com o inverno, podendo atingir até 40% da população.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.