MANHUAÇU (MG) - Representantes de associações de moradores dos setores rural e urbano realizaram neste domingo. 07/07, a reunião ordinária do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu.
Preocupados com o bem estar das famílias, os líderes comunitários têm buscado alternativas para caminharem dentro de uma filosofia diferente, em que a vontade supere todas as dificuldades encontradas. Eles deparam com obstáculos, que às vezes os impedem de conquistarem o mínimo para a associação, que sequer possui fonte de renda. Mesmo assim, eles estão firmes no propósito de somar idéias para contribuir, inclusive, com a administração municipal.
Para dar uma injeção de ânimo nos líderes comunitários, o contador Gilmar Veloso esteve falando sobre a importância de uma associação estar em dia com a documentação e, como os presidentes de associações devem proceder para conseguirem o registro no cartório, o reconhecimento de utilidade pública para estarem buscando a liberação de verba junto às empresas privadas e do Governo Federal.
Gilmar Veloso destaca a necessidade dos presidentes ficarem atentos com a prestação de contas, pois é fundamental que a entidade esteja sem nenhum impedimento, para o registro em cartório. “Estamos passando por um momento de transformação e, atualmente o cartório está muito exigente. Aquele presidente que não se preocupar para legalizar a entidade estará sujeito a uma sansão”, ressalta o contador.
Também estiveram participando da reunião do COAMMA, o Secretário Municipal do Trabalho e Ação Social, Macilon Breder e o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretário de Administração , João Batista Hott.
De acordo com o Secretário Macilon Breder, esse é um momento importantíssimo para o município, que estará elaborando políticas eficazes para nortear todo o trabalho. No COAMMA houve a última pré conferência para a escolha de delegados, que estarão representando as associações na IX Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para o dia 18 de julho, a partir das 12h, na Câmara Municipal de Manhuaçu. “Durante as pré conferências, o trabalho foi tranqüilo para a escolha dos delegados. Espero que todos possam participar dando sua opinião”, ressalta o Secretário Municipal de Ação Social, Macilon Breder.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Batista Hott está otimista com a conferência. Conhecedor de todas as situações, ele acredita que a participação de todas as entidades vão discutir pelo menos seis (6) eixos, voltados para o campo social.
Segundo ele, a melhoria começa a partir da participação. “Desta vez estaremos estruturando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que funcionará nos mesmos moldes do SUS. Recursos serão alocados juntos, para o serviço de assistência social”,frisa João Batista Hott.
Para o presidente do COAMMA, Vasco Fernando Mota Rodrigues, a presença das lideranças em todas as discussões é fundamental, para um avanço necessário em busca de mecanismos e melhorias para a coletividade.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com