MANHUAÇU (MG) - “Parabéns, você é um novo empreteco!” A cada anúncio, a sensação de dever cumprido e a realização dividida entre os 24 participantes do Empretec, uma parceria entre o Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que trabalha a otimização dos resultados empresariais a partir da mudança do comportamento, concluído na última semana em Manhuaçu.
Grande parte dos empresários que participaram do seminário do Empretec está assumindo a gestão de empresas da família. De acordo com a analista do Sebrae/MG em Manhuaçu, Ereni Emerick, esse interesse mostra a vontade de jovens empresários em buscar capacitações e o comprometimento com os negócios da família.
“Os participantes souberam absorver os conceitos aplicados e vivenciados durante o seminário e não tenho dúvida que o conteúdo será de grande importância para a vida pessoal e profissional de cada um. O Empretec oferece mudança de comportamento e foi isso o que aconteceu”, afirma a analista Ereni Emerick.
Três facilitadores conviveram por seis dias com os 24 empresários que participaram do seminário, transmitindo conteúdos práticos e despertando potencialidades inerentes em cada um.
“A mudança de comportamento, estimulada no Empretec, fomenta o crescimento do setor. O empresário sente-se desafiado e não tenho dúvida que novas ideias e práticas serão desenvolvidas e aplicadas para o fortalecimento do setor em Manhuaçu e região”, diz Ereni.
A analista lembra que o empresário que torna-se um “empreteco” (termo utilizado para aquele que conclui o seminário) não deve ter resistência às mudanças. “Todos foram desafiados a realizar uma meta. E essa meta significa muitas vezes mudanças de comportamento. O empreteco deve assimilar isso e concluir sua meta, dessa forma alcançando o sucesso”, incentiva.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com