MANHUAÇU (MG) - A expectativa é grande para os moradores da região de Manhuaçu que vão viajar até o Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude. Essa é a primeira vez que o evento será realizado no Brasil, uma honra ainda maior para os católicos do país que vão poder ver de perto o novo Papa.
Nilo Caldeira não esconde a ansiedade para a JMJ |
A ansiedade é tanta que a mala do contador Nilo Caldeira já está pronta. Ele e o amigo Erick Viana vão para o Rio no domingo à noite, em ônibus de linha regular. Os dois resolveram ir com a cara e a coragem para o evento, buscaram informações e estão preparados. “Na verdade, quando ficamos sabendo da JMJ foi aquela euforia, aquela vontade de ir. No dia, uns amigos de Caratinga vieram pregar o Grupo Perseverança, do qual participamos. Eles já estavam com inscrição feita, mas não havia mais vagas. Buscamos informações, fizemos contatos e está tudo certo para partirmos na noite de domingo”, explica.
Aos 24 anos, Nilo Caldeira considera a Jornada Mundial da Juventude um dos encontros mais importantes da Igreja Católica pela oportunidade de unir jovens do mundo inteiro. “É uma forma de unir os povos e falar uma só língua, como ensina o texto bíblico. Para mim, a jornada é uma oportunidade de expandir o Evangelho, buscar novas experiências para nós mesmos difundirmos a mensagem de Deus em nossas cidades e grupos”.
O amigo dele, Erick Viana de Freitas, 26 anos, também vai participar de toda a programação da JMJ. “Estou muito ansioso, aguardando e contando cada minuto para o dia em que chegarei no Rio. Iremos nos hospedar na Paróquia Nossa Senhora da Piedade no Rio de Janeiro e já temos feito contato com outros peregrinos que também irão para lá. A ansiedade aumenta a cada dia, pois a Jornada Mundial da Juventude significa algo muito especial e grandioso para nós católicos”.
Erick Viana vai participar de todos os dia da Jornada. |
Os jovens participaram de várias atividades visando a preparação para a JMJ. Tanto nas paróquias da cidade de Manhuaçu (Bom Pastor e São Lourenço) como nos distritos nas Paróquias de São Sebastião do Sacramento e Nossa Senhora do Rosário (Vilanova). A passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, a Jornada Diocesana da Juventude e outras ações tiveram participação maciça em toda a Diocese de Caratinga.
Para Erick, a presença do Papa no Brasil vai movimentar todos os jovens. “Eu espero um grande e lindo evento e creio que nós temos capacidade para realiza-lo. O povo brasileiro é muito caloroso e acolhedor. Receber em nosso país tal evento nos dá uma força maior e uma motivação enorme para que nós jovens possamos seguir em frente na caminhada da fé”.
Vários jovens da Diocese de Caratinga vão participar da Jornada Mundial da Juventude.
Tiago Mendes, que também é de Manhuaçu, atualmente mora em Alegre (ES) e também conta os dias para o evento. “Vou pra JMJ na quinta-feira que vem numa excursão. Minha expectativa para a JMJ é a humildade do santo padre (Papa Francisco) que iremos presenciar. Poder ver a juventude do mundo inteiro se reunindo para conhecer mais a Deus é muito bom. Eu considero a Jornada um momento ímpar na vida de qualquer jovem. Ele é incentivo para todos nós fazermos novas amizades e trocarmos nossas experiências sobre a fé em Jesus Cristo”, afirma.
Tiago Mendes considera a JMJ um marco para a juventude brasileira |
A Jornada Mundial da Juventude começa na próxima terça-feira (23), no Rio de Janeiro. Essa é a primeira visita oficial do Papa Francisco a um país, desde que assumiu o posto mais alto da igreja católica, em março deste ano.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com - © PORTAL CAPARAÓ
Jovens da Paróquia de São Sebastião do Sacramento nas atividades de preparação para a Jornada. |