LUISBURGO (MG) - Luisburgo vive uma nova fase na Saúde, e, neste sábado, 20, importantes avanços no setor ocorreram com a realização da VI Conferência Municipal de Saúde, que contou com expressiva participação popular - mais de duzentas pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo da cidade.
Este positivo contato entre profissionais do setor e população foi marcado ainda pela reativação do Conselho Municipal de Saúde – um desafio vencido pelo dinamismo da nova equipe da Secretaria de Saúde do Município.
O tema da conferência deste ano foi “Saúde e Meio Ambiente”. O momento de oração foi conduzido pela Conselheira Sara de Souza.
O Secretário Sebastião Braga de Souza fez o pronunciamento de abertura, destacando a importância do envolvimento da população nas questões de Saúde e o trabalho de organização que vem sendo desenvolvido em Luisburgo, visando melhorias no setor. Em seguida, as demais autoridades componentes da Mesa Diretora também fizeram uso da palavra, ressaltando os ganhos obtidos pela sociedade quando existe a participação popular no planejamento em Saúde.
O Coral Infantil de Luisburgo, uma inovação tomada pela Prefeitura, por meio do CRAS, realizou emocionante apresentação. Coordenadas pelo Músico Rogério Nonato Machado, as crianças cantaram e tocaram flauta, abrilhantando o evento e encantando o público presente.
Palestras
Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, três palestras foram ministradas na conferência. A primeira, conduzida por Dra. Karina Gama dos Santos, Coordenadora da Atenção Primária da GRS/Manhumirim, foi direcionada à “Atenção Primária”. Em seguida, a Coord. da Vigilância Sanitária da GRS/Manhumirim, Dra. Vivian Abi-Sâmara Maroni evidenciou a “Vigilância Sanitária e sua descentralização”. A terceira palestra abordou o tema “A Saúde e o Meio Ambiente”, sendo apresentada pela Bióloga Estela Emerick Carvalho (Serviços de Vigilância em Saúde/ GRS Manhumirim).
Em seguida, houve apresentação, discussão e votação das propostas, por parte dos conselheiros e delegados conferencistas, em conformidade com os ditames do Regimento Interno. Foram aprovas as seguintes propostas: 1. Plantão noturno com enfermeiro de nível superior; 2. Ampliação do ESF – Urbano (descentralização); 3. Implantar na Saúde Mental do município oficinas terapêuticas e Centro de Convivência; 4. Padronização dos prontuários; 5. Ampliar programas que visem o fortalecimento da saúde do homem; 6. Capacitação de funcionários para realização do teste do pezinho e aplicação de vacina; 7. Capacitação dos Agentes de Saúde; 8. Capacitação dos funcionários da saúde para urgência e emergência; 9. Capacitação dos motoristas de transportes e passageiros, e 10. Construção das Unidades Básicas de Saúde.
Entre as autoridades presentes, o Vice-prefeito Geraldo Rhodes; Secretários Municipais Sebastião Braga de Souza (Saúde), Douglas Berbert Gomes (Administração), Maria Aparecida Noronha (Educação) e Josélia Vieira (Ação Social); Presidente da Câmara, Geraldo Aparecido da Silva, e Vereadores José Aparecido de Souza Campos, Maria de Fátima Cândido Matias e Mauro de Abreu; Pres. do Sind. dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno, e a representante da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim, Drª Karina Gama dos Santos, além dos delegados eleitos nas pré-conferências.
Thomaz Júnior - portalcaparao@gmail.com