IPANEMA (MG) - O Governo Municipal de Ipanema promoveu uma grande festa popular para a inauguração da Escola Maria Siqueira Fonseca, na última sexta-feira, dia 26 de julho. A escola é um marco para o Sistema Municipal de Educação, contando com amplas salas de aula, novas carteiras, biblioteca e sala de computação, além de banheiros e estrutura adaptadas para as crianças.
Numa noite marcada por homenagens, a emoção deu o tom da festa. Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Júlio Fontoura Júnior e o vice Dr. Walter Paulo de Oliveira receberam o presidente da Câmara Marlúcio de Oliveira Carvalho, vereadores, secretários municipais, lideranças religiosas e convidados. A presença especial da filha da professora Maria Siqueira Fonseca, Dona Maria Tereza Fonseca de Barros, acompanhada dos netos e bisnetos da homenageada engrandeceu a noite.
Referência na educação municipal, a nova escola tem amplas salas com mobiliário colorido e adequado à idade das crianças, TVs LCD 42’’ e Dvd player em cada turma e ainda um laboratório de informática e biblioteca, além de salas para secretaria, professores e direção.
O novo prédio fica ao lado da Escola Municipal Terezinha Moreira Dias, que também foi ampliada na atual gestão.
HOMENAGENS E RECONHECIMENTO
A primeira parte da cerimônia foi marcada pelo agradecimento a Deus e benção da escola. Em seguida, alunos fizeram apresentações musicais e de dança.
Coube ao prefeito Dr. Júlio Fontoura Júnior destacar as qualidades da nova escola. “Estamos muito felizes em entregar essa nova escola, totalmente construída com recursos próprios. Ela foi planejada em cada detalhe para oferecer as melhores condições para alunos, professores e toda a equipe da educação”, destacou.
Júlio Fontoura também lembrou a trajetória da professora Maria Siqueira Fonseca. “Desde criança, sempre ouvia as histórias de dedicação e carinho da Dona Maria do Targino. Foi uma mulher que educou nossa população e viveu em função do próximo. É um justo reconhecimento que nossa Administração faz nessa inauguração”, completou.
Maria Siqueira Fonseca nasceu em Mutum, foi estudar em Ipanema e depois voltou para a fazenda dos pais para educar os filhos dos colonos. Mais tarde, quando se casou, voltou para Ipanema e abriram uma casa comercial. Em 1940, ela abriu sua escola e lecionou durante 26 anos. Além disso, atuava em ações culturais e assistenciais, festas religiosas, visitas no hospital e ajudava os encarcerados e os mais necessitados. Como parteira, segundos suas anotações pessoais, chegou a realizar 1.210 partos em Ipanema. Passava a noite costurando roupas e enxovais para doar para as mulheres carentes que ganhavam bebê.
Em nome da família, o neto da homenageada Luiz Antônio Fonseca de Barros destacou a alegria de visitar Ipanema e ver a qualidade da obra entregue para a população. “É com certeza uma grande felicidade para toda a nossa família e um presente para as crianças que irão estudar numa escola tão boa. Queremos agradecer pela lembrança da nossa queria Maria do Targino”, resumiu.
Após o descerramento da placa inaugural, o público assistiu ao show com a dupla sertaneja mirim Pedro Paulo e Luiz Arthur.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com