Foi criado em Mutum uma recente Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP, através do grupo Gênesis, que conta com o apoio de quatro pessoas da sociedade mutuense, interessadas na proteção e na preservação ambiental do município.
O grupo foi fundado com o intuito de obter subsídios concretos da realidade ambiental da cidade, para estabelecer, enfim, um plano de ação no que se refere à urgência ecológica, sobretudo no principal rio que banha a cidade, o São Manoel, que integra também a Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu.
Como ponto de partida, os integrantes da entidade iniciaram o trabalho realizando uma expedição nos rios de Mutum, colhendo dados referentes à poluição, mapeamento hidrográfico, assoreamento do rio, desmatamento da mata ciliar e vazão hídrica.
“É importante lembrar que estamos todos no mesmo barco, que é o planeta terra e que se ele afundar, todos sofreremos as conseqüências porque a luta travada hoje pela preservação da natureza determinará a qualidade de vida das gerações futuras de nossos filhos e netos”, justificou o presidente do grupo Gênesis, Shandler Corrêa da Silva.
Os trabalhos realizados pela instituição contam com o apoio logístico da Polícia Militar de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, também do apoio jurídico do Deputado Federal Gilmar Machado e do apoio sócio religioso do pároco da Paróquia São Manoel de Mutum, Pe. Silas de Paula Barros e do pastor evangélico, Renato Pôncio.
Priscilla Cerqueira - Jornalista - 28/12/07 - 23:41 - portalcaparao@gmail.com