DURANDÉ (MG) - Em sessão realizada na Câmara Municipal de Vereadores, foi aprovada a lei que cria o Conselho Municipal da Juventude em Durandé. A lei foi aprovada por unanimidade. Além disso, foi instituído o Dia Municipal da Juventude.
A reunião foi a primeira depois do período do recesso legislativo de Julho. Convocada pelo presidente Pedro Benfica, teve a presença dos nove vereadores e uma participação de estudantes e lideranças de vários segmentos. O Padre André e o Sargento Tavares estiveram presentes na sessão.
DIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Com o objetivo de contribuir com o debate das políticas públicas de Juventude, foi apresentado o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Juventude.
De autoria do vereador José Elias Rodrigues Pereira, a data será sempre o primeiro sábado do mês de junho e propõe o envolvimento da juventude em eventos com questões relacionadas à cultura; esporte e lazer; saúde e sexualidade; drogas; trabalho; educação; cidadania, entre outros.
Segundo José Elias, as atividades alusivas ao dia estarão a cargo da Juventude com apoio dos órgãos municipais e parceiros. “Nosso objetivo com a proposição deste projeto de lei é promover o amplo envolvimento das organizações e movimentos juvenis, como as escolas, as igrejas, a Câmara, além de estimular a participação dos jovens em espaços gerais de decisão política”, frisou.
CONSELHO DA JUVENTUDE
Também de autoria de José Elias foi aprovado por unanimidade o projeto que cria o Conselho Municipal da Juventude. A exemplo de outras cidades, o conselho será um "órgão colegiado, deliberativo, fiscalizador, consultivo e controlador da política de juventude, com finalidades de estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam a integração e a participação da juventude no processo social, econômico, político e cultural do município".
Para o Presidente da Câmara, Pedro Benfica, a votação dos dois projetos foi feita para dar mais espaço a juventude. “Eu gosto de ver a Câmara cheia como foi na reunião desta terça. Queremos que a juventude participe mais e esses dois projetos permitem isso”, garantiu.
A vereadora Rosângela considera que o Conselho supre uma lacuna, envolvendo parcela relevante da população de Durandé nos processos de decisão política. "A juventude é importante e necessita de políticas públicas específicas. Vimos a mobilização dos jovens e esse é o caminho correto, participar do conselho e da conferência”.
Vários vereadores destacaram a importância da criação desse conselho para comunidade e a importância desse espaço para a juventude de Durandé.
A sessão contou com a presença de muitos jovens que esperavam com ansiedade pela aprovação desses projetos. A estudante Thaís ainda falou em nome da juventude sobre a importância da participação nos debates e decisões que envolvem os jovens.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com