A nova entrada e a portaria da APAE e o veículo Ducato são resultados das doações do Tele-APAE |
Presidente Luiz Carlos, conselheiro Irani Coelho, ex-presidente Renato Cezar, Juiz Dr. Walteir José da Silva e o prefeito de Luisburgo, José Carlos. |
A loja Arte Apae homenageou o senhor Sebastião Souza Rocha. Na foto, Dona Elzi, Marcos Rocha e Nádia Rocha. |
MANHUAÇU (MG) - A APAE Manhuaçu inaugurou uma série de melhorias em sua sede e apresentou um novo veículo para o atendimento das crianças e adolescentes portadores de deficiência intelectual e múltipla. Na comemoração, ainda foi entregue a Loja Arte APAE. As obras e a aquisições foram resultado das doações da comunidade de Manhuaçu através do TELE-APAE.
Com a presença de alunos e familiares e vários parceiros, a diretoria da APAE Manhuaçu apresentou as principais novidades durante a cerimônia festiva na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto.
Foram entregues a nova portaria e recepção da APAE. O local oferece mais conforto e garante o acesso de ônibus, vans e kombis para o embarque e desembarque dos alunos com segurança. Os veículos agora levam os jovens até a portaria da escola sem grandes deslocamentos e sem comprometimento por causa da chuva.
Na portaria, um espaço mais confortável para a recepção de colaboradores, familiares, alunos e visitantes. A guarita tem uma sala ampla com visibilidade de toda a frente da entidade e um sistema de câmeras de segurança completo. Foram construídas ainda uma sala para a diretoria e outra para administração e setor de saúde.
Na inauguração, o presidente Luiz Carlos de Carvalho destacou a importância desses investimentos para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes e seus familiares que participam dos trabalhos da APAE. “A família está sempre presente e nossas crianças merecem melhores condições de acesso e segurança. Ampliamos os projetos e fizemos um aproveitamento melhor dessa entrada. Isso tudo com apoio da população, afinal são recursos das doações do TELE-APAE que estão sendo aplicados aqui”, declarou.
Foi inaugurada também a galeria dos ex-presidentes. As fotos apresentam os ex-dirigentes Renato Cezar Von Randow, Fernando Bittencourt Oliveira, Almir Gonçalves Miranda, Nagib Mansur, José Fernandes Rodrigues e Cícero Cordeiro.
O ex-presidente Renato Cezar Von Randow falou em nome dos homenageados e destacou a satisfação em ver os projetos e trabalhos da atual diretoria, dando sequência à trajetória de conquistas e benefícios que a APAE tem em Manhuaçu.
O Juiz Dr. Walteir José da Silva, em nome dos parceiros e colaboradores da APAE, pontuou que o Judiciário atua viabilizando que recursos de multas e outras medidas sejam direcionados a projetos da comarca de Manhuaçu. “Enche-nos de satisfação ver que o trabalho está sendo bem conduzido e retornando para a população de Manhuaçu”, afirmou o magistrado que ainda criticou a falta apoio do Estado para a manutenção de escolas de educação especial.
Outra conquista significativa foi a aquisição de um novo veículo. Foi entregue na cerimônia uma Fiat Ducato 0km. O carro também foi adquirido com doações do TELE-APAE.
LOJA ARTE APAE
A festa de inauguração ainda teve um momento de emoção e homenagem especial. O espaço Arte APAE ganhou o nome do senhor Sebastião Souza Rocha. Pai da jovem Nádia, integrante do conselho da APAE Manhuaçu, ele faleceu este ano e sempre foi dedicado a sua filha e familiares e à entidade.
“Como sempre trabalhou no comércio e participava ativamente da APAE, foi um modo de homenagearmos a todos os pais e a ele com esse espaço que dará visibilidade para o comércio dos trabalhos feitos pelos alunos e pelas mães no Clube da Família do Centro de Convivência da APAE”, declarou o presidente Luiz Carlos de Carvalho.
Familiares, a jovem Nádia e a Dona Elzi Silva Rocha participaram do descerramento da placa inaugural. A loja tem artesanato, bolsas, almofadas, arte com biscuit, caixas em MDF decoradas , tapetes, tiaras, sacolas e outros artigos para presente. Tudo é feito pela APAE e a renda revertida para os trabalhos do Centro de Convivência.
A cerimônia festiva foi prestigiada por diversos parceiros da APAE Manhuaçu, como Hospital César Leite, Polícia Militar, Prefeitura de Luisburgo e a Maçonaria de Manhuaçu.
COMEMORAÇÃO
O dia também foi dedicado a comemoração do Movimento Nacional em Defesa da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Neste ano, as APAEs chamam a atenção da sociedade para o tema “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças”. Ate o ano de 2008, a deficiência era considerada apenas como uma questão biológica, contudo o foco é mais abrangente levando em conta também os aspectos sociais e as barreiras colocadas pela sociedade. O grande desafio é a inclusão social das pessoas com deficiência e o reconhecimento de sua autonomia e capacidades.
Além da inauguração, durante todo o dia aconteceram atividades sociais, educativas e recreativas com as crianças e pais.
Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com