Portal Caparaó - Enduro da Independência passa por Manhuaçu
Esportes

Enduro da Independência passa por Manhuaçu

05/09/2013 - Atualizado em 05/09/2013 06h53

MANHUAÇU (MG) - A cidade de Manhuaçu recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, os maiores pilotos de trilha do Brasil, que saíram de Vitória e pernoitaram em Venda Nova do Imigrante. Pela manhã, ainda com chuva eles saíram com destino a Manhuaçu, onde começaram a chegar por volta de 14hs. Ao todo 400 participantes e, mais equipes de apoio para dar suporte necessário aos trilheiros, que estão na disputa do Enduro da Independência.

Os pilotos saíram de Vitória, na chamada rota imperial com destino a cidade de Ouro Preto. Já passaram por quatorze municípios capixabas e, ainda passarão por dezessete municípios mineiros. Graças ao empenho da Prefeitura Municipal de Manhuaçu, por meio do Departamento de Esportes foi possível colocar a cidade na rota do Enduro da Independência.

Segundo os participantes, o evento é um dos mais esperados do ano, já que todos são competidores famosos em enduro pelo Brasil afora.  O prefeito municipal, Nailton Heringer fez questão de recepcionar os trilheiros e a comitiva de apoio. Ele disse que, esse é o momento para que pessoas de outros Estados possam conhecer o que há de melhor, na região Vertente Ocidental do Caparaó, que é capaz de oferecer total condição para a prática da modalidade esportiva.

Cinco pilotos, que integram o Trail Clube de Manhuaçu estão participando do evento. Richard Lima, Cristian Lima, Bruno Pesso, Felipe Gonçalves e Tarcísio Garcia ficaram felizes ao serem recepcionados pelos amigos, familiares e, ainda recepcionando os demais trilheiros de várias partes do Brasil. Segundo Richard Lima, até o momento a competição tem sido tranquila. Ele conta que, pela manhã, ao sair de Venda Nova do Imigrante enfrentou chuva durante três horas, aproximadamente.  “De Pequiá para cá, as coisas começaram a se normalizar. Esse era o nosso sonho, de recepcionar aqui trilheiros de todo o Brasil e, hoje temos essa oportunidade”, considerou o trilheiro  manhuaçuense, Richard Lima.

O locutor do Enduro da Independência, Amarildo Martins destaca que alguns incidentes considerados normais foram registrados. Segundo ele, até agora por onde passaram tiveram o apoio por parte das prefeituras. “Manhuaçu também nos recebeu com carinho e, todo o suporte para que os participantes pudessem se sentir à vontade”, destaca Amarildo Martins.

Um dos médicos da equipe, Dr. Marcelo Rodrigues Pereira conversou rapidamente com a reportagem. Ele disse que até o momento, somente dois incidentes foram registrados com participantes, mas nada que venha a preocupar.

O presidente do Trail Clube de Minas Gerais (TCMG), Gustavo Jacó, diz que o clube tem 38 anos de existência, considerado o mais antigo do Brasil e responsável pelo Enduro da Independência. Ele destaca que nessa 31ª edição, a equipe decidiu sair de Vitória e, a escolha de Manhuaçu para receber os trilheiros foi unânime, devido fazer parte da rota imperial.

Gustavo Jacó enfatiza que, ao todo 1500 pessoas estão envolvidos no  evento e, a cada momento cresce a expectativa para chegar ao final. “Agora, a nossa torcida é para que os cinco participantes de Manhuaçu possam chegar ao final da prova. Quero recebê-los em Ouro Preto”, frisa o presidente do TCMG, Gustavo Jacó.

O Enduro da Independência acontece todo ano, alusivo ao Dia da Independência. O ponto de partida dos trilheiros foi Vitória, Venda Nova do Imigrante, Manhuaçu, Belo Horizonte e a chegada em Ouro Preto no Dia da Independência.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.