Prefeito Ademir Conrado durante a abertura da conferência |
Secretária de Saúde Joacir Marçal |
MARTINS SOARES (MG) - O município de Martins Soares realizou a V Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema principal “Saúde: Dever do Estado e responsabilidade de todos”.
Marcaram presença no evento, várias autoridades como a Secretária de Saúde Joacir Marçal de Souza, prefeito Ademir Conrado, vice-prefeita Lúcia Franco, coordenadora de atenção básica Maira Pimentel , vereador Élcio José Rodrigues (representando a Câmara Municipal), palestrante enfermeira Karina Gama dos Santos Sales (representando a GRS Manhumirim), palestrante Dra. Raquel Assad (autoridade sanitária e referência técnica do Programa Travessia na GRS Manhumirim) e teve uma participação significativa da população usuária dos serviços de saúde.
Logo na abertura do evento houve a execução do Hino Nacional e a aprovação do regimento da conferência municipal. Apresentação da turma de balé da Professora da Patrícia, da Escola de Balé Blanc de Martins Soares, encantou o público.
As palestras abordaram subtemas que demonstraram a realidade do município e serviram para conscientizar os participantes sobre os desafios enfrentados pelos gestores na aplicação do sistema de saúde inserido na atualidade. As propostas aprovadas na plenária final serão inseridas nos instrumentos de gestão, os quais programarão as despesas para os próximos anos.
O evento reuniu representantes governamentais, sociedade civil, entidades prestadoras de serviço, trabalhadores da área de saúde e comunidade.
Em seu discurso, o prefeito Ademir Conrado fez uma reflexão sobre o modelo do SUS pontuando que o pleno o processo do sistema ajuda a consolidar sua construção. “A Constituição Federal de 1988 marca o início do atual processo das políticas públicas brasileiras, onde estabelece a saúde como direito de todos e dever do Estado”, argumentou.
Para o prefeito Ademir Conrado, a participação dos cidadãos na conferência é essencial para cada vez mais avançar na construção do SUS.
A secretária de Saúde, Joacir Marçal, fez um balanço positivo da conferência apontando a ampla participação da comunidade nos debates e decisões. “Este foi um momento rico, onde estão saindo propostas para a formulação da política de saúde no município. Esse ano é inicio de gestão, por isso, o município tem que construir para os quatro anos seus instrumentos de planejamento e a saúde constrói o seu plano municipal que deve conter diretrizes, metas e ações que serão realizadas”, observou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com