VILANOVA / MANHUAÇU (MG) - Com o tema "Propagando a Paz e Construindo o Amanhã", professores e alunos da Escola Municipal de Vila Nova ocuparam a praça central, na tarde de domingo, 08, para o desfile da Independência do Brasil.
Demonstrando o verdadeiro civismo, todos os alunos e professores fizeram uma belíssima apresentação , resgatando a cultura e mostrando que a história tem ser escrita todos os dias. Vestidos a caráter, as alunas abriram o desfile empunhando as Bandeiras de todos os Continentes, para mostrar a união é fundamental para todos os aspectos.
Em seguida, inúmeras apresentações com exibição de faixas e cartazes denunciando a violência, o sofrimento das mulheres que são reféns do medo, violentadas e preferem o silêncio. Outro grupo retratou o sonho das crianças e adolescentes, que por falta de incentivo, de política pública voltada para a formação do caráter e fazer o jovem ter a vontade de vencer,também chamou a atençãao, visto que muitos desses adolescentes e jovens sonhadores acabam buscando refúgio na droga.
A frase "é preciso voar sem o peso da violência.Era uma vez, um lugar sem violência", também chamou à reflexão de todas as pessoas que acompanhavam o desfile e, a expressão dos alunos num enunciado de que alguma coisa precisa ser feita imediatamente. Para contextualizar o que estavam dizendo, os alunos do 5o ano exibiam a faixa "Amor - a essência da vida", para todos pudessem observar detalhadamente e despertar para a situação atual da nossa socieadade, ter consciência e valorizar a própria existência.
O desfile contou também com a participação da Fanfarra de Vila Nova e os Desbravadores de Pedra Dourada. As duas bandas realçaram o evento, a passagem dos grupos e as apresentações. O público presente ficou maravilhado com as apresentações e aplaudiram veementemente os alunos e professores, pelo desfile de 7 de Setembro.
O prefeito municipal, Nailton Heringer participou do desfile cívico de Vilanova, acompanhado da Secretária Municipal de Educação, Gelvânea Marques, Fábio Soares (Obras) e os vereadores Jorge do Ibéria, Gilsinho, Cabo Anísio.
A Escola Municipal de Vila Nova conta hoje com 1300 alunos, com exceção dos alunos do projeto Educação para Jovens e Adultos.(EJA). A escola também tem o anexo da Escola Estadual Dr. Eloy Werner, de Realeza e, de acordo com o diretor Júlio Caetano são quase duzentos alunos. Para esse número de alunos, já se faz necessária a construção de um novo prédio escolar, para atender a demanda do distrito.
Eduardo Satil