MANHUAÇU (MG) - O Secretário Adjunto de Saúde de Minas Gerais, Francisco Tavares, visitou o Hospital César Leite, em Manhuaçu, na tarde de quinta-feira, 12/09. A principal informação é a criação da rede regional de urgência e emergência.
Acompanhado da diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim, Soraia Caetano, o secretário reuniu-se com o Provedor do Hospital César Leite Sebastião Onofre Carvalho, os diretores Leandro Sathler Campos e Milton Martins, o presidente do Conselho Superior do HCL Renato Cezar Von Randow, o diretor assistencial Chardson Roberto, o médico Luiz Carlos Lemos Prata, a conselheira do HCL Isaura da Paixão e o vice-presidente do Conselho de Saúde de Manhuaçu Nelson de Abreu.
Na visita, Francisco Tavares destacou que o HCL é modelo de gestão da rede de saúde do estado. “É uma satisfação visitar o Hospital César Leite e conhecer a região. Esse hospital é um modelo dentro do Pro-Hosp para o Governo de Minas e queremos poder avançar, em especial por conta da perspectiva que será implantada, em 2014 ou início de 2015, a rede de urgência e emergência na região”.
A notícia divulgada pelo secretário é muito animadora. Ele informou que a meta do estado é ampliar o credenciamento do HCL para atendimentos de alta complexidade e fortalecer unidades de cidades vizinhas na médica complexidade. “A estrutura do Hospital César Leite proporciona um benefício grande para a população, mas já está no limite. Foram pertinentes as demandas apresentadas pela diretoria para atender essa necessidade de ampliação e também analisamos a possibilidade de melhorar a região”, avaliou.
URGÊNCIA
Francisco Tavares ainda anunciou a formação da rede de urgência e emergência como próximo avanço da região. “A rede de urgência tem um desenho macrorregional com a organização do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Nesse processo iremos organizar a rede para que os pontos possam funcionar integrados. Aqui na região está sendo fechado esse modelo. O Hospital César Leite já entraria como nível 2, mas ao que tudo indica será nível 1, que deverá atender alta complexidade, em cardiologia ou em traumatologia”, pontuou.
O provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, considerou a visita importante para mostrar os projetos e apresentar as demandas do hospital para ampliar sua capacidade de atendimento, especialmente para os pacientes do SUS. “Na semana anterior, estivemos na sede da Secretaria de Estado de Saúde e recebemos uma sinalização positiva do Secretário Antônio Jorge para os nossos projetos. A visita do Adjunto, Francisco Tavares, veio reforçar esse apoio, especialmente porque visitou e conheceu o nosso prédio do centro de especialidades médicas, que está em construção”, detalhou.
O Presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior, também participou da visita e defendeu mais investimentos para o HCL ampliar sua condição de atendimento. “Temos que incentivar e melhorar o que já existe. O Hospital César Leite é o principal hospital da região e merece mais recursos do Governo de Minas para ampliar os serviços, inclusive na área de alta complexidade”, afirmou.
O Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, esteve na reunião com o secretário e apresentou solicitação para que a Secretaria de Estado de Saúde apoie o projeto de seu governo para construção de um hospital regional em Realeza, em terreno do município, próximo à área do IFET.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com