MANHUAÇU (MG) - Familiares do jovem Gutemberg Heringer, que faleceu no mês de agosto, num caso de suposta negligência no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu, se reuniram com o Secretário Adjunto de Estado de Saúde Francisco Tavares, acompanhado do Presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior.
Na conversa, Sulamita Heringer Moreira Bernardino e Heb Heringer – irmãs de Gutemberg – comentaram sobre o fato ocorrido na UPA, a mobilização e o apoio da sociedade com a causa.
Elas explanaram sobre os procedimentos previstos no Protocolo de Manchester para o atendimento aos usuários do SUS e a necessidade da humanização do atendimento, entre outros pontos, pedindo a intervenção da Secretaria de Estado para acompanhar e propor melhorias na UPA.
Francisco Tavares garantiu a atenção da secretaria de Saúde do Estado para o caso e informou que estão previstos procedimentos para implantação do protocolo e, principalmente, a melhoria do atendimento em toda a rede de urgência.
A diretora da Gerência Regional de Saúde Dra Soraia Caetano e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde Nelson de Abreu também acompanharam o encontro.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com