MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu comemora até o dia 25, a Semana Nacional do Trânsito 2013. A ação começou na quarta-feira, 18, com palestras educativas nas escolas municipais. O objetivo é conscientizar os alunos sobre o perigo da combinação de álcool e outras drogas com a direção, tendo em vista que, este ano, a campanha traz o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: Efeitos, responsabilidades e escolhas”.
No dicionário, a palavra trânsito é definida como movimento de veículos e pedestres. Algo simples na teoria, mas que na prática causa muitos problemas. Entretanto, mesmo com sinalização do solo, de semáforos e até de radares, não é difícil encontrar irregularidades no trânsito. Isso porque alguns motoristas esquecem da própria segurança ao não usar o cinto de segurança, por exemplo.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes nas estradas e nas cidades. E muitos poderiam ser evitados com a conscientização de motoristas e pedestres.
BLITZ EDUCATIVA
Em Manhuaçu, a abertura das comemorações aconteceu com uma blitz educativa envolvendo a Pelotão de Trânsito do 11º Batalhão e alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonzales. Durante a abordagem aos motoristas pelos militares, os alunos carregado faixas e cartazes, entregavam panfletos com dicas e orientações de como se comportar no trânsito.
O xomandante do trânsito na cidade, o Sargento Macmiller, destacou a importância do envolvimento dos alunos na campanha. “Os estudantes serão nossos futuros motoristas. A facilidade deles em absorver e distribuir as informações é muito grande. Também percebemos que são os grandes fiscais dos próprios pais. Quando cometem alguma imprudência, os filhos são os primeiros a cobrar”, ressaltou.
PROGRAMAÇÃO
Um automóvel e uma motocicleta envolvidos em acidente também foram expostos no calçadão da Praça Cinco de Novembro. O objetivo é chamar a atenção na semana do trânsito.
Até o dia 25 equipes do Policiamento de Trânsito de Manhuaçu visitarão as escolas municipais, estaduais e particulares em palestras sobre trânsito e cidadania.
Ao mesmo tempo, blitze educativas serão realizadas em pontos diversos da cidade.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com