Prefeito Ademir e a Secretária de Cultura Juliana Conrado |
MARTINS SOARES (MG) - A Secretaria de Turismo e Cultura de Martins Soares promoveu um grande evento com o objetivo de Resgatar a Cultura local. A iniciativa, realizada no sábado, 28, atingiu a proposta de popularização, o resgate e a valorização da identidade cultural do município.
Com participação ativa da equipe de governo e colaboração das famílias de Martins Soares, a história da fundação e povoamento do município foi contada em praça pública. Além disso, música, objetos, culinária, fotografias e histórias se entrelaçaram numa grande ação cultural.
Resgatar a cultura local para construir a identidade da comunidade é um dos mais significativos projetos da Prefeitura de Martins Soares. “Realizamos pesquisas com as famílias para conhecermos suas origens, todos cederam objetos antigos, fotografias e outros materiais no intuito de relembrarmos as origens de Martins Soares”, relata a Secretária Juliana Conrado.
Ela diz que a Secretaria de Cultura e Turismo tem procurado desenvolver ações em todas as áreas, mas acredita que esse resgate foi um grande momento para a história do município. “Temos percebido que gradativamente mais e mais as famílias estão se envolvendo na proposta de resgatar a identidade cultural da nossa comunidade. A ação nesse dia foi o início de um grande projeto. Mostramos que Martins Soares, conhecido como Pouso Alegre no passado, tem uma bela história para contar”, assinala.
APRESENTAÇÕES
A noite de festa na praça central teve, além da exposição de objetos antigos e das barracas com comida mineira, apresentações musicais. A banda de música Irmã Cecília abriu a programação. Composta por músicos moradores e nascidos em Martins Soares, a agremiação apresentou homenagem ás bandas Pouso Alegre e Lira São José.
O cantor e compositor Otávio Pereira Filho apresentou pela primeira vez o Hino de Martins Soares. Em seguida, o folclore local foi destaque com a presença do artesão e violeiro João Coragem. Ele alegrou a todos relembrando músicas do passado. “Meu galo quebrou o bico” foi o tema escolhido.
Dircinha Batista Dutra Marinho apresentou com alguns membros da comunidade São Vicente, a canção de Martins Soares, de sua autoria. O encerramento foi com a Folia de Reis, uma tradição mantida há várias décadas, por famílias do Córrego dos Teixeiras.
PARTICIPAÇÃO
O Resgate Cultural – Contando a história de Martins Soares foi bastante prestigiado. Pessoas de todo o município estiveram presentes e elogiaram o trabalho. Foi uma grande festa para as famílias.
A Secretária Juliana Conrado acredita que o projeto serviu para mostrar “aqueles que desbravaram essas terras, mas também as famílias, não menos importantes, que foram e são sujeitos da nossa história, da nossa cultura, das nossas raízes”.
O prefeito Ademir Conrado prestigiou o evento acompanhado da equipe de governo, secretários municipais e vereadores. Ele ressaltou que foi um momento emocionante: “Tivemos aqui um resgate da história, da cultura e de boas lembranças dos nossos familiares. Várias famílias ajudaram oferecendo objetos, fotografias e materiais que nos ajudam a lembrar de como foi construído o nosso município. Devemos sempre ser gratos a essa história e valorizar nossa cultura”, afirma.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com