Portal Caparaó - Reunião do Conselho de Saúde de Manhuaçu
Geral

Reunião do Conselho de Saúde de Manhuaçu

02/10/2013 - Atualizado em 02/10/2013 14h23

MANHUAÇU (MG) - O Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu reuniu seus membros na quarta-feira, 25/09, no auditório do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), no Bairro Todos os Santos. Vários assuntos foram abordados. A se destacar a implantação de novas equipes de saúde bucal; combate a Dengue; saúde do trabalhador; sujeira no rio de São Pedro do Avaí; unidade de saúde de Vilanova, dentre vários outros temas.

IMPLANTAÇÃO DE EQUIPES DE SAÚDE BUCAL

Os conselheiros tomaram ciência que será iniciado o atendimento odontológico nas unidades de saúde dos Bairros Petrina e Nossa Senhora Aparecida.

Na oportunidade, os conselheiros aprovaram a criação de mais duas equipes de saúde bucal (tipo 1, aquelas que contam com apenas um consultório) nas unidades de saúde do Bairro Ponte da Aldeia e no Distrito de Vilanova.

Sobre essa demanda em Vilanova, o vereador Gilson César, explicou que desde 2005 a comunidade vem buscando o serviço de saúde bucal no ESF. "É uma luta antiga e chegamos até a conseguir um gabinete odontológico, em 2007, mas nunca foi implantado o serviço. Finalmente, com esse governo, é que estamos conseguindo", afirmou.

TERRENO PARA CONSTRUÇÃO DA ESF VILANOVA

Há muito o Distrito de Vilanova trabalha, por meio de suas lideranças, para ter uma nova e moderna unidade de saúde que atenda a necessidade dos moradores usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O COUS (Conselho de Unidade de Saúde), de Vilanova, parte integrante do Conselho Municipal de Saúde, participa de todo este processo desde o início das deliberações documentais para a referida construção da tão sonhada sede própria.

Recentemente, o COUS (Conselho de Unidade de Saúde) aprovou a troca de terrenos para atender aos requisitos necessários exigidos pelo Ministério da Saúde quanto à metragem do local e possibilitar a construção de uma unidade que atenda a demanda atual e futura do distrito. Para confirmar e referendar a questão envolvendo o terreno, já discutida e aprovada pelo COUS (reunião do dia 23/05/13, conforme Ata), o assunto foi levado até a plenária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na quarta-feira, 25/09.

Os conselheiros referendaram a decisão do COUS Vilanova, encerrando mais esta etapa do processo.

COMBATE A DENGUE

Participou da reunião a coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau para apresentar as  Ações de Combate a Dengue (Plano de Contingência). Nele são apresentadas as perspectivas quando a Dengue para o verão 2013/2014. Atualmente, a situação em Manhuaçu está sob controle, embora, esteja começando o período mais quente com a chegada da primavera. O último levantamento feito do índice de infestação é de 0,7%, dentro do esperado para o momento. Emilce Estanislau pediu o apoio dos conselheiros nas ações de conscientização contra a Dengue e também a participação de seus integrantes no Comitê de Combate a Dengue, criado no início deste ano.

SAÚDE DO TRABALHADOR

A diretora de Vigilância em Saúde de Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira Duarte, apresentou o Plano de Ação Municipal de Saúde do Trabalhador. Os conselheiros tomaram conhecimento das ações desenvolvidas, perfil do trabalhador, causas de internações hospitalares e mortes, procedimentos ambulatoriais realizados no período do último ano. Os conselheiros receberão o relatório completo contendo todas as informações para avaliação e posterior aprovação. Foram feitos questionamentos quanto à entrega destes relatórios com antecedência para avaliação dos conselheiros e sobre a fiscalização das condições de segurança dos trabalhadores em saúde, tendo sido citado o caso dos funcionários do cemitério municipal que não dispõem de EPI (Equipamentos de Segurança).

LIMPEZA DO RIO EM SÃO PEDRO DO AVAÍ

Muita sujeira e lixo tomam conta do rio que passa pelo Distrito de São Pedro do Avaí. O conselheiro Jadir, disse que a situação exige uma providência da Prefeitura de Manhuaçu, antes do período chuvoso, pois os riscos são enormes para a população local. Todo esgoto do distrito e também de Vilanova são lançados no rio, afirma o conselheiro.

LIMPEZA DO RIO MANHUAÇU, NA VILA DEOLINDA

O conselheiro Marivaldo Anselmo denunciou a situação do rio Manhuaçu, na região da Vila Deolinda, onde bambus estão lançados na água, prejudicando o escoamento, além de funcionar como uma barreira para o lixo e até animais mortos. Pede-se a limpeza do local, uma vez que os moradores próximos estão convivendo com o cheiro ruim.

VAGAS NO HOSPITAL

Nelson de Abreu afirmou que existem vereadores que gostam de “interceder” junto à Secretaria de Saúde para “furar” fila de espera por vagas no Hospital César Leite. O vice-presidente do CMS disse que isso deve ser apurado e caso esteja acontecendo, não pode continuar, pois se beneficia um e prejudica outros. Na oportunidade, Abreu pediu ao vereador Gilson, membro da comissão de saúde da Câmara, que faça levantamentos sobre a questão.

OFÍCIOS

MB-Sprinter com defeito

A Secretaria de Saúde foi questionada sobre os andamentos dos reparos que estão sendo feitos no veículo MB-Sprinter, placa HFL-4434, abalroado na cidade de Sabinópolis (MG), no dia 30/06/13. O fundamento do questionamento se deve à demora da entrega do veículo, ao passo que, a Secretaria está tendo um gasto altíssimo com transporte terceirizado.   A Secretaria de Saúde informou que os pacientes do SUS não podem ficar sem o transporte, por isso a contratação dos serviços. Quanto à demora, o fato se deve aos atrasos na negociação entre a seguradora e empresa responsável pelos reparos e à falta de peças de reposição no mercado.

Sindicância na UPA/Caso Gutemberg

O Conselheiro Paulo Cezar de Oliveira, representante do Hospital César Leite no CMS, e o conselheiro Marivaldo Anselmo, membro usuário do CMS, foram designador para participar da comissão de sindicância que apura a morte de Gutemberg Heringer, na UPA. Há suspeita de negligência. Segundo Paulo Cezar, eles não puderam participar das reuniões agendadas para ouvir uma testemunha do caso, porque foram avisados com pouca antecedência para as reuniões do dia 30 de agosto e 02 de setembro e, já estarem com outros compromissos agendados anteriormente.

Em resposta, a Secretaria de Saúde informou que, mesmo que haja incompatibilidade de horários que impossibilitem a participação de todos os seus membros, a comissão tem o prazo de 60 dias para concluir a apuração em questão e a falta de membros não torna a comissão de sindicância nula. A Secretaria informou ainda que desconhecia os compromissos apresentados pelo conselheiro Paulo Cezar de Oliveira.

Estrutura da unidade de saúde de São Pedro do Avaí

O CMS cobrou novamente melhorias na unidade de saúde de São Pedro do Avaí, que tem apresentado problemas de infiltração que geram mofo e outros danos ao prédio, desde a inauguração.  O último ofício foi encaminhado no dia 25/07/13.

A Secretaria de Saúde informou que foi agendada visita técnica da empresa responsável pela construção da obra para o dia 19 de agosto. Acompanhou a visita o conselheiro Jadir, que mais uma vez disse ter ficado clara a necessidade de se acompanhar a construção das obras da Secretaria de Saúde e não aceitar que nenhuma seja entregue com problemas, uma vez entregues, as empreiteiras não gostam de fazer os reparos.

Enfermeiros no CAPS II – Saúde mental

Os conselheiros foram informados da cobrança da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manhuaçu, quanto à falta de enfermeiros para supervisão dos técnicos/auxiliares de enfermagem durante o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, de Manhuaçu.

Prestação de contas

No dia 04/09, o CMS solicitou à Secretaria de Saúde relatório quadrimestral (maio a agosto) de gastos com telefone, manutenção de veículos e serviços terceirizados de transporte.

Carlos Henrique Cruz - com informações de Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.