Palestrante Patrícia Piacentini |
Presidente da APAE Luís de Carvalho |
MANHUAÇU (MG) - A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Manhuaçu promoveu a terceira edição do Seminário da Educação Projeto Novo Olhar. Focado no tema “Caminhando no Autismo”, o evento trouxe a palestrante Patrícia Piacentini, Terapeuta DIR/Floortime, Mestre em Educação Especial e Pós-graduada em Educação Inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Cerca de 300 pessoas participaram da palestra. O evento foi realizado em parceria entre a APAE Manhuaçu e a Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala / Educação Especial.
PALESTRA
Para um público atento, a palestrante Patrícia Piacentini mostrou os principais sintomas de uma criança autista, destacando a atenção que deve ser dispensada à parte motora e o atendimento fisioterapêutico necessário.
Patrícia destacou como deve ser o trabalho dos educadores e dos pais com relação ao atendimento da criança autista. Através de vídeos e exemplos, ela demonstrou como é a feita a educação, com foco na parte sensorial. “Eu trabalhei sobre como a pessoa pode repensar e redefinir o autismo em relação ao que a saúde mental definia isso. Busquei oferecer estratégias para ajudar os profissionais a dar condições de melhorar a qualidade de vida da criança, ajudando-as a se autorregularem também”, pontuou.
Ela ainda lembrou que a atuação dos profissionais e dos pais está sendo revista e por isso a importância do seminário Novo Olhar. “A prática de consultório ainda é um pouco arcaica e, por isso, afamília tem que dar continuidade ao processo de terapia em casa para conseguir um proveito neurológico melhor para a criança”.
O presidente da APAE Manhuaçu, Luís Carlos de Carvalho, considerou a palestra e o treinamento, ministrado para a equipe da APAE na quinta e sexta-feira, como uma iniciativa bem sucedida. "Uma palestra como essa, com uma especialista como a doutora Patrícia, é importante para tirarmos dúvidas, principalmente, das professoras e das profissionais que vieram a essas atividades. Nossa gestão na APAE é nesse sentido, de agregar valores, visando o bem da coletividade, oferecendo a capacitação para além das nossas equipes", ressaltou.
Neste ano, o seminário Novo Olhar recebeu participantes das redes municipal e estadual e particular de Manhuaçu e de cidades vizinhas. O projeto envolve toda a equipe profissional da APAE e o evento foi coordenado pela pedagoga Carla Bitencourt, a psicóloga Mirian Bouzada e a fonoaudióloga Karina Aparecida Coelho.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com