|
MANHUAÇU (MG) - As principais ruas de Manhuaçu ficaram movimentadas na manhã de hoje, 11, com a presença de estudantes, professores, diretores e segmentos para a “Caminhada pela Paz 2013”, em continuidade do trabalho do 12º Fórum de Promoção da Paz Escolar (FORPAZ).
O evento realizado pelas escolas estaduais de ensino e Superintendência Regional de Ensino, objetiva discutir os conflitos escolares de forma pacífica, no sentido de que possa possibilitar que seja um local de paz entre alunos e educadores, bem como discutir as práticas de boa convivência, relações interpessoais e a busca da paz nas escolas.
A mobilização contou com a participação de sete escolas estaduais, duas municipais e o colégio Tiradentes, além de vários segmentos representativos.
O FORPAZ foi em 2007 pela Defensoria Pública de Minas Gerais e, adotado pela Secretaria de Estado de Educação em 2012, para fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar e comunidade local.
As escolas sob a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino abraçaram o projeto e, agora buscam o envolvimento das famílias, bem como o papel de liderança dos estudantes para desenvolverem projetos escolares, a fim de manifestarem a vontade pela promoção da paz nas escolas.
Para a presidente o Conselho Municipal Ante Drogas, Luizaura Januário, o Fórum de Promoção da Paz Escolar serve para impulsionar os alunos a sonharem com dias melhores, como a busca da interatividade e o bom relacionamento, que podem ser essenciais para a criação de um ambiente democrático, capaz de produzir diálogo equilibrado, acompanhado de práticas de boa convivência e relações interpessoais no processo de democracia participativa.
A Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Luciene Fialho diz que a Caminhada pela Paz foi um momento singular, onde os alunos, professores, diretores puderam estabelecer a boa convivência. “Com a realização desse evento, os educadores poderão trabalhar de forma mais eficaz na mediação de conflitos, que na maioria das vezes começa em casa e termina na escola. Para a articulação em rede de promoção da paz nas escolas sob nossa jurisdição, tudo será feito para que tenhamos articulação contra a violência”, ressalta Patrícia Luciene Fialho.
A Caminhada pela Paz foi um evento para interagir com os mais diversos segmentos da sociedade, que possam auxiliar nossas escolas na promoção da paz. É um pontapé inicial e, agora as escolas participantes vão começar a construir, dentro da sua realidade, atividades para discussão local da promoção da paz, em cada uma das escolas da região.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com