Portal Caparaó - Martins Soares promove passeata no Outubro Rosa
Geral

Martins Soares promove passeata no Outubro Rosa

24/10/2013 - Atualizado em 24/10/2013 10h24
 

MARTINS SOARES (MG) - A Secretaria de Saúde de Martins Soares promoveu uma passeata alusiva à iniciativa conhecida como Outubro Rosa. A mobilização, realizada na sexta-feira, 18/10, percorreu as principais ruas da cidade chamando a atenção de todos para a luta contra o câncer de mama e de colo do útero.

Segundo a secretária de Saúde, Joacir Marçal, a ação marcou a comemoração da campanha do Outubro Rosa. A equipe de saúde básica tem atuado nas unidades com orientações e palestras. “Todas as ações voltadas para a temática de prevenção”, completa.

O diagnóstico precoce é um fator importante para o combate às enfermidades. “Queremos chamar atenção da mulher para a questão da prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Elas são doenças que se detectadas de inicio tem um alto índice de cura” disse Joacir Marçal.

A passeata teve a participação de profissionais da área de saúde e apoio de populares. “Essa passeata realmente foi para chamar a atenção para a necessidade de prevenção das mulheres”, frisou a coordenadora de Atenção Primária, Maira Pimentel.

OUTUBRO ROSA

A campanha Outubro Rosa, segundo a secretária, é um movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo. “O nome se refere à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. No caso de Martins Soares, entendemos ser importante prevenir o câncer do colo uterino e de mama, por isso envolvemos a comunidade nessa ação”, comenta.

A campanha ganhou o nome de Outubro Rosa e foi iniciada, em 1990, a partir do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen para a cura do câncer, aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada nos Estados Unidos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.