Cerca de 450 processos serão resolvidos esta semana |
MANHUAÇU (MG) - A sétima edição do mutirão de julgamentos, uma iniciativa da Justiça Federal de Manhuaçu, acontece esta semana e avaliou quase 450 processos de concessão de benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
De acordo com o Secretário da Justiça Federal de Manhuaçu, Edmilson Barbosa, o mutirão é uma forma de sucesso, encontrada pelo Poder Judiciário, para resolver a alta demanda em processos judiciários. “Temos cerca de trezentos processos novos dessa área por mês. O volume é muito grande e, se seguíssemos apenas as audiências de rotina, não daríamos conta. A grande maioria é resolvida pela conciliação e aqueles em que não há acordo são julgados imediatamente. Enfim, os processos são resolvidos nesses mutirões”, destacou.
Além do benefício mensal com a concessão da aposentadoria, há o pagamento de valores atrasados. Em cada mutirão, são injetados mais de 1 milhão de reais na economia regional.
Edmilson Barbosa salientou que todo um procedimento interno é feito para promover esses mutirões com resultados tão positivos. “Há uma seleção prévia dos processos que estão em andamento para verificar documentos, intimar as partes e testemunhas e providenciar toda a estrutura. Realmente é uma fórmula que deu certo e resolve as demandas de quem está aguardando sua aposentadoria”, afirma.
Jailton Pereira - portalcaparao@gmail.com