Portal Caparaó - Santana do Manhuaçu tem reunião sobre segurança pública
Geral

Santana do Manhuaçu tem reunião sobre segurança pública

29/10/2013 - Atualizado em 29/10/2013 07h22

SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - Segurança Pública é tema de reunião em Santana do Manhuaçu
Na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, na cidade de Santana do Manhuaçu, foi realizada mais uma reunião itinerante com todos os comandantes da Polícia Militar nas cidades subordinadas ao comando do 11º Batalhão.

Na abertura dos trabalhos o prefeito de Santana, Sr João Batista comentou acerca das necessidades de segurança pública para o município. “Precisamos de mais policiais em nossa munícipio para que possam fazer frente aos problemas que estão surgindo por aqui. O aumento do efetivo de nosso destacamento torna-se urgente e necessário e esperamos que a polícia nos ajude nesse sentido, comentou o Prefeito”.

Prosseguindo em sua fala desejou boas vindas ao Sargento Marco que assumiu recentemente o comando da Polícia Militar na cidade de Santana e salientou que o município tem dado completo apoio às ações da polícia na cidade e que, inclusive esta sendo feita a reforma do quartel da cidade.

Na sequência o Presidente da Câmara Ivan Picada também saudou o novo comandante, bem como ressaltou a importância da realização desta reunião no município, constituindo assim num importante fórum para discussão dos problemas de segurança pública no município. “Estamos muito felizes com as ações da Policia Militar na cidade de Santana. Destacamos a forma como o Sargento Marco chegou e assumiu o comando. Estamos vendo um policial que imediatamente se aproximou da comunidade e tem buscado ampliar cada vez mais essa interação. Estamos com uma excelente expectativa em relação ao trabalho que ele desenvolverá em Santana do Manhuaçu e daremos total apoio para que seja o melhor possível” salientou o vereador.

Acordo de Resultados

Em sua apresentação, o Comandante do 11º Batalhão, Tenente-Coronel Wanderson Santiago agradeceu a presença das autoridades  e da população em geral e discorreu sobre o Acordo de Resultados apresentando informações de índices criminais em toda a área do 11º BPM.
Os dados apresentados tiveram como base os registros da Policia Militar no ano de 2013 de Janeiro a Setembro, sendo feita a comparação com o mesmo período do ano passado.

Enfatizou as medidas preventivas em relação aos furtos. “vivemos hoje uma realidade de que grande parte dos furtos praticados pelos criminosos estão relacionados ao tráfico de drogas. Muitos autores praticam furtos para que possam comprar drogas e alimentar seu vício. Cada cidadão é responsável, diretamente, pela sua própria segurança. Temos que, ao sair de casa, certificarmos se realmente trancamos portas e janelas, bem como evitar deixar objetos expostos e sem a nossa devida vigilância no interior de veículos, balcões de lojas, banheiros, etc. “ comentou o Tenente-Coronel Wanderson Santiago.

No fechamento de sua apresentação reforçou a necessidade de intensificação das visitas preventivas a serem feitas pelos policiais, bem como solicitou o apoio da comunidade para que trabalhem junto com a PM. “Existem algumas ações que são eficientes e já comprovadas para a redução de índices criminais. A falta de iluminação em determinados locais favorece a ação de criminosos. A simples adequação e limpeza de uma determinada área é fator importante para a redução do crime. A população e as autoridades do município precisam trabalhar em constante parceria com a polícia” concluiu o comandante.

Segurança Pública em Santana do Manhuaçu

Em continuidade as apresentações, o Sargento Marco Antonio, Comandante do Destacamento da PM de Santana do Manhuaçu apresentou informações acerca da atual situação da criminalidade no município.

Iniciou sua fala agradecendo a receptividade no munícipio, por parte da comunidade e se comprometeu a buscar cada vez mais essa proximidade para que as ações de segurança no município sejam exitosas.

Foi apresentada uma análise dos crimes de maior repercussão registrados este ano no munícipio e as ações que foram desenvolvidas pela PM.

Em sua fala, o Sargento Marco Antônio, enfatizou a necessidade de atuação sistemática em relação aos crimes de menor potencial ofensivo. “Temos que ter especial atenção aos crimes conhecidos como de menor potencial ofensivo. O não enfrentamento a esses delitos pode ser fator motivador para que a situação se agrave e outros crimes mais violentos possam acontecer” afirmou o Sargento Marco.

Dentro de suas propostas de trabalho para o município esta a criação de um programa de rádio para que seja mais um canal de interação com a comunidade, potencialização do Programa Guardião de Defesa Social (GDS), revitalização das dependências do quartel da PMMG na cidade e intensificação de abordagens a veículos e pessoas em atitudes suspeitas.

“As constantes abordagens farão parte de nossas ações para garantir a segurança da população. Já nos reunimos com os gerentes de banco e repassamos a eles nossos contatos para que nos ajudem na identificação de pessoas em atitudes suspeitas. Sabemos que os bancos são pontos que em muito atraem a atenção e o interesse dos criminosos e nós, da Polícia Militar, precisamos ficar sempre atentos a esses locais”, concluiu o Sargento Marco Antônio.

No mês de novembro um novo encontro acontecerá em outro município da área do 11º BPM.

Assessoria de Comunicação Social - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.