O processo de mudança do sistema de telefonia de Santo Amaro de Minas se iniciou em novembro. A Oi Fixo foi comunicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) da necessidade de retirada da torre de telefonia da comunidade. Ela fica do outro lado da rodovia BR-262, mas no sentido de uma das cabeceiras da pista do aeroporto.
Num relatório para a homologação, o Major Bustamante, da Aeronáutica, aprovou o aeroporto e impôs que a liberação definitiva do local para pousos e decolagens só dependia da retirada do obstáculo. “Após ser feita a mudança, o local está automaticamente homologado e liberado para as negociações com companhias aéreas, além dos vôos fretados e particulares”, afirmou.
SISTEMA DIGITAL
O benefício com a implantação do novo sistema de telefonia é significativo para o distrito. A Oi Fixo atendeu prontamente a solicitação e já testa a nova estrutura.
Além de poder oferecer maior disponibilidade de linhas, a mudança dá condições de acesso a serviços digitais como internet em banda larga, transmissão de dados e outros produtos da antiga Telemar.
Não existe comunidade do tamanho de Santo Amaro que tenha serviços semelhantes. O benefício vem justamente em função da existência do Aeroporto Elias Breder. Ao mesmo tempo que a comunidade ganha, as empresas de aviação são atendidas já que demandam de internet e de telefonia digital para venda de passagens e outros serviços.
A expectativa é de que a nova tecnologia esteja ativada no dia 20. A retirada da torre começa em seguida.
Carlos Henrique Cruz - 12/01/08 - 08:52 - portalcaparao@gmail.com