Portal Caparaó - Dia da Consciência Negra é comemorado
Geral

Dia da Consciência Negra é comemorado

20/11/2013

MANHUMIRIM (MG) - O Conselho Municipal dos Direitos pela Igualdade Racial participou, no último sábado, 16, em Manhumirim, do Dia Municipal da Consciência Negra, que é comemorado  no dia 20 de  novembro.

A iniciativa foi do vereador Roberto Bob, que tentou aprovar um projeto na Câmara Municipal de Manhumirim, instituindo o dia 20, como sendo "feriado municipal". Mas, devido a pressão do comerciantes da cidade, o projeto não foi aprovado pelos membros do Legislativo manhumiriense.

Mesmo assim, o vereador decidiu realizar a I Semana  Municipal da Consciência Negra, que contou com a participação do grupo de capoeira Ginga e Corpo, grupo de dança Blackout Dance, além do I Concurso da Beleza Negra,que teve a participação de várias candidatas da cidade.
O evento serviu para chamar a atenção, despertar nas pessoas da raça negra a vontade para entenderem o que verdadeiramente elas representam, a origem e a possibilidade de alcançar objetivos e superar as dificuldades que enfrentam diariamente.

O presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Marco Antônio Cabral destacou durante o evento, a importância da criação desta data, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano, na formação da cultura nacional."Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira", disse Marco Cabral.

Ele comemora também os quatorze anos de trabalho em Manhuaçu e, agora expandindo também a outras cidades. As ações foram positivas e, a participação dos moradores de Manhumirim foi fundamental.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.Ao despertar os negros sobre a mesma condição da atualidade, visa orientá-los para a necessidade de sonhar,  a fim de conquistar o espaço na sociedade.

Para o idealizador do Dia Municipal da Consciência Negra em Manhumirim, vereador Roberto Bob, diz que seu objetivo é o de conscientizar a sociedade e,principalmente a raça negra, que ainda desconhece sua origem e sua verdadeira história."Com a participação de vocês, eu senti firmeza.Agora pretendo dar continuidade ao trabalho, chamando a comunidade para participar e, as pessoas da raça negra que estejam mais envolvidas na questão",argumenta o vereador Roberto Bob.

O Conselho Municipal pela Igualdade Racial se prepara para comemorar o Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira, 20, com o envolvimento de alunos das escolas estaduais e municipais.Vale dizer também, que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

O vice presidente do Conselho Municipal pela Igualdade Racial, Vereador Cb.Anísio destaca que estará envolvendo as escolas, professores e pais, para que todos possam envolver na realização das atividades nesta quarta-feira, 20. "O movimento que queremos fazer é a  busca de oportunidade para o negro. Mas, para isso é necessária a participação de todos, o respeito,a oportunidade e o seu direito na sociedade",ressalta o vereador Cb.Anísio.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.