DURANDÉ (MG) - Operação conjunta da Polícia Militar de Meio Ambiente e equipe da Polícia Militar do destacamento de Durandé resultou na prisão de caçadores, comerciantes de animais silvestres e na localização de dezenas de pássaros na região rural de Durandé.
De posse de denúncia de que o autor capturava pássaros da fauna silvestre e comercializava para outros estados, policiais foram até a casa no córrego Pouso Alegre. Foram localizados 15 pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam em cativeiro, havia sete com anilhas adulteradas e outros sem qualquer anilha. Foram dois sabiás, doze trinca-ferros e um canário da terra.
Ainda foram encontradas uma rede usada para a captura dos pássaros e um transportador.
A segunda ocorrência foi no Córrego Barra Mansa, os policiais encontraram três pássaros trinca-ferro e um filhote Jacu em cativeiro, sem registro junto ao IBAMA.
Os pássaros, a ave, e as gaiolas, foram aprendidos.
A terceira ocorrência foi na mesma comunidade. Foram apreendidos cinco trinca-ferros, um alçapão de arame e cinco gaiolas de madeira.
Já no distrito de São João da Figueira, os policiais foram até uma casa e encontraram um pássaro trinca-ferro em cativeiro sem registro, uma rede de capturar pássaros, uma rede de pesca, uma fisga e carne de animal silvestre abatido (tatu), que estava na geladeira. Também foram constatados maus tratos a um cão que estava preso sem comida e sem água.
Em todos os casos, os materiais foram encaminhados para a delegacia de polícia com os responsáveis devidamente identificados.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com