Portal Caparaó - ACIAM discute demandas do setor empresarial
Economia

ACIAM discute demandas do setor empresarial

01/12/2013 - Atualizado em 01/12/2013 08h56

MANHUAÇU (MG) - A Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) promoveu reunião com diretores, empresários e autoridades para discutir temas como eSocial, que é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, segurança pública, certificação digital, política e desenvolvimento regional e funcionamento do Hospital César Leite.

Entre as boas notícias divulgadas no encontro, o presidente Antonio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) comunicou os bons resultados dos dois novos serviços desenvolvidos pela entidade para os associados. “A associação comercial foi a melhor em todo o Estado na certificação digital. Ficamos em primeiro lugar em relação ao número de certificações digitais e em segundo lugar na quantidade de empréstimos via BDMG. Oferecemos a linha de crédito, que é bastante atraente e tivemos excelente adesão por parte do empresariado”, comemorou.

Os empresários debateram o programa eSocial, do Governo Federal, que será obrigatório para algumas empresas a partir de 2014. Gradativamente será adotado em todos os segmentos.
O projeto, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal − tem como premissa a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. O eSocial reunirá e dará quitação a diversas obrigações que atualmente são enviadas em momentos e formas distintas.

A centralização trará ganhos tanto para quem envia, através da redução da burocracia envolvida, quanto para o Fisco. Para o Governo, a entrega única facilitará em muito a busca e crítica de irregularidades, tais como prazos desrespeitados, erros de cálculo e declarações inconsistentes.

Empresários de Manhuaçu criticam a obrigatoriedade de implantação do projeto já em 2014. Para o vice-presidente da ACIAM, André Farrath, o empresariado de um modo geral ainda não está preparado para absolver todas essas mudanças. “Será que estamos preparados? Qual será o custo disto? E os transtornos gerados entre departamento contábil, jurídico e empresa? Posso garantir que as empresas não vão conseguir arcar com todos os custos deste projeto”, criticou Farrath.

Outro tema focado nas empresas foi a apresentação do Consultor de Gestão e Qualidade, Ronaldo Zanforlim, falou sobre a proposta de desenvolver um projeto de certificação e gestão dos modelos de qualidade ISO 9000 e ISSO 14000, via ACIAM. "O objeto principal é que possamos minimizar o custo do investimento de implantação destes modelos e otimizar o resultado", contou.

COMPRAS SEGURAS

O Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wanderson Santiago, participou da reunião acompanhado do Capitão Adenilson e do Tenente Braga. O oficial falou sobre a Operação Natalina, que acontece até o início de janeiro a fim de aumentar a segurança da população e inibir ações criminosas no período de fim de ano. "Colocamos mais policiais na rua e estamos montando ilhas de policiamento com a presença da viatura com o giroflex ligado. A finalidade é tirar a comodidade dos bandidos, criar visibilidade e ostensividade. Estamos canalizando nossos esforços a fim de aumentar a segurança devido ao aquecimento do comércio nesta época", resumiu.

O Comandante Wanderson Santiago anunciou que o Bairro Coqueiro também terá a presença de uma viatura e alguma entrada da cidade, dependendo de negociação com a Polícia Rodoviária Federal.

A presença constante de andarilhos e usuários de drogas na Praça Cordovil Pinto Coelho, no Centro, ameaçando e até mesmo furtando e roubando de pedestres também foi questionada. "É, antes de tudo, um problema social. Precisamos da contribuição das autoridades que nos ajudem, pois a PM está fazendo a parte dela e já até identificamos que um dos atrativos destas pessoas são os bancos para sentar. Solicitamos a retirada deles em um dos trechos em que ficam concentradas essas pessoas", explicou Santiago.

PARCERIAS

Ao final da reunião, o Presidente da Câmara de Manhuaçu, Maurício Júnior, comentou sobre a atuação do Poder Legislativo. Ele defendeu uma agenda de temas que sejam importantes para a região toda, especialmente do ponto de vista da infraestrutura.

O dirigente da ACIAM, Toninho Gama, defendeu a elaboração de uma agenda regional. “Manhuaçu é uma cidade polo, contudo é preciso pensar de forma abrangente, incluindo as cidades do entorno. Precisamos de políticos comprometidos em trazer investimentos para a região. Assistimos cidades do mesmo porte recebendo mais recursos dos Governos Estadual e Federal”, pontuou.

O Presidente da ASCON (Associação dos Contabilistas do Leste de Minas Gerais), Daniel Gerhard Batista, agradeceu aos empresários pelas iniciativas e falou sobre o patrocínio ao FIA (Fundo para a Infância e Adolescência).

O Provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, também comentou sobre a evolução das obras do HCL e pediu ajuda dos empresários e da população. Ele lembrou que a demanda e a população flutuante são grandes e o hospital necessita de mais recursos e investimentos.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.