MANHUAÇU (MG) - Em cerimônia realizada na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar, presidida pelo Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Cel. Jordão Bueno e a presença de autoridades, ex-comandantes, oficiais e familiares, cinquenta e seis policiais receberam a "divisa" de 3º Sargento.
Os formandos são policiais da ativa,que foram agraciados em consideração aos vinte anos de serviço na coroporação para o ingresso no Curso de Formação de Sargentos/2013, que teve duração de cinco meses, aplicação de várias matérias ligadas à função que passam a exercer agora. Ao longo do curso, teoria e prática associaram-se para a boa formação no aprimoramento de comando nas frações, radiopatrulhamento, área administrativa. Por terem conhecimento suficiente, também poderão trabalhar como sendo auxiliares de oficiais.
Segundo o comandante do 11º B.P.M., Ten.Cel.Santiago, o número de formandos ainda é insuficiente para atender a demanda, visto que,alguns vieram das Companhias de Caratinga, Ponte Nova e 12ª Cia. Independente de Trânsito e Meio Ambiente para o curso de graduação e retornaram à sua Unidade. Do 11º B.P.M. são 20 novos sargentos, que agora serão movimentados diante da necessidade, quer que seja para o comando de frações para recompor o efetivo, ou a permanência na Unidade. Também será considerado o perfil de cada um.
O Ten.Cel.Santiago explica que, a partir de agora fica uma lacuna, tendo em vista que a defasagem de efetivo é grande. Os novos sargentos deixam espaço para a graduação de cabos, que só será preenchida com a formação de novos soldados e a promoção de outros para cabos. "Hoje, não temos um número voltado para a graduação específica. A circunstância que estamos vivenciando é de um efetivo reduzido. Esperamos que no próximo ano, com a formatura de novos soldados, seja possível recompor o efetivo de cabos soldados para a Unidade", ressalta o Ten.Cel.Santiago.
O paraninfo dos formandos, Cel.Geraldo Herinque disse que ficou surpreso ao receber o convite. Ele lembrou dos ex-colegas, que deixaram marcas indeléveis e um legado no 11º B.P.M. "Quero que vocês, novos sargentos tenham a consciência de que são valorosos profissionais, que integram essa Unidade que sempre deu exemplo de cordialidade, profissionalismo, bom relacionamento com a sociedade e o respeito ao "Sentinela do Caparaó",disse Cel. Geraldo Henrique.
O comandante da 12ª Região da Polícia Militar (Ipatinga)Cel. Bueno ressalta a importância dessa formação,pois o policial militar retorna á sala de aula para o aperfeiçoamento, a fim de renovar seus conhecimentos e,logo em seguida volta às ruas para trabalhar em prol da comunidade.
Ele frisa que durante todo esse período, os policiais dedicaram todo o tempo aos estudos, para reciclar seus conhecimentos jurídicos, técnica policial,direitos humanos para adequar ao sistema democrático de direito,bem como para atender aos anseios da sociedade quanto à segurança pública e a paz social.
Ao ser perguntado sobre as estatísticas de violência na área da 12ª Região da Polícia Militar, Cel.Bueno diz que os números são alarmantes e a sociedade sente-se muito incomodada. Reconhece também que muitas ações foram positivas por parte da Polícia Militar. A chegada de novos militares e viaturas novas, para garantir a segurança devida pelo Estado.
Conhecedor de todas as situações, Cel.Bueno argumenta que fica imensamente preocupado, ao deparar com tantos adolescentes cometendo atos infracionais. Ao mesmo tempo, ele diz que um passo importantíssimo está sendo dado, com a inauguração de um Centro de Internação para Adolescentes em Açucena e, em Ipatinga será inaugurado no início de 2014.
"Atualmente, o que mais nos incomoda é a participação de adolescentes no cometimento de atos infracionais. A família tem de abraçar essa causa, ter um cuidado especial com relação ao filho menor e,principalmente do envolvimento dele com as drogas. Todos os crimes que atendemos diariamente, infelizmente, tem o traço marcante do tráfico de drogas. A sociedade precisa unir em prol de projetos importantes e, assim evitar que os menores caminhem para o mundo da delinquência", comenta Cel.Bueno.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com