MANHUAÇU (MG) - Quem reside na zona rural consegue definir de maneira exata, as dificuldades enfrentadas, os obstáculos para escoar a produção que sai da pequena propriedade, bem como o desafio que enfrenta para chegar em casa. Assim,os moradores do Córrego do Barreiro ficaram por muitos anos, passando dificuldades e arriscando diariamente, ao transitarem pela estrada vicinal, que liga a rodovia à comunidade.
Finalmente, após muitas reivindicações das lideranças comunitárias e o apoio dos vereadores, Cb.Anísio, Gilsinho e Hélio Ferreira, houve a busca por melhoria para aquela comunidade, que possui uma variedade de cultivo e muitos famílias.
Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Obras iniciou o trabalho de cascalhamento na estrada principal e, nos pontos mais críticos está sendo colocado solo brita para segurar e compactar com mais rapidez. Alguns lugares em que a situação era caótica para passar, agora tornou-se possível circular com mais segurança.
Os moradores da comunidade do Barreiro, Geralda Soares e Fernando explicam que por várias vezes deixaram de levar produtos para serem comercializados na cidade, devido a péssima condição da estrada. Geralda Soares lembra com tristeza, das inúmeras vezes que contabilizava prejuízo, por que não tinha como se locomover. Para não ter muito prejuizo, as vezes era obrigado embalar, colocar nas costas até a uma outra comunidade," cita a moradora.
Outro morador encontrado pela reportagem, contou que a condição da estrada estava precária há muito tempo.Adalto de Abreu diz que desde o momento em que foi colocado o saibro, solo brita melhorou de forma significativa a situação, além de oferecer mais segurança para o motorista.
"Nós estávamos no esquecimento aqui,no Barreiro. Reunimos e, fomos aos vereadores Cabo Anísio, Gilsinho e Hélio Ferreira para encontrarmos a solução. De imediato, eles fizeram contato com o prefeito Nailton Heringer, que determinou que fosse feito o serviço de cascalhamento", comenta Adalto de Abreu.
O vereador Cabo Anísio ressalta que acompanhou o drama dos moradores,que já se sentiam no isolamento.
Segundo ele, ao encontrar com o Executivo quis saber o que estava acontecendo e, pontou as reais necessidades da comunidade do Barreiro. "A partir daí, a cobrança foi incessante por parte da comunidade e dos vereadores. Agora, já fico feliz em ver de perto, que o prefeito Nailton Heringer nos ouviu e atendeu de forma singular a população. Os moradores estão felizes e, nós nos sentimos realizados ao proporcionar o mínimo para a comunidade do Barreiro.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com