Paróquia de Durandé |
Bispo Dom Emanuel Messias |
Paróquia de Martins Soares |
CARATINGA (MG) - O bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, presidiu eucaristias para a instituição de três novas paróquias na região: Orizânia, Durandé e Martins Soares.
ORIZÂNIA
Em Orizânia, na noite de sábado, 4, centenas de fiéis compareceram ao pátio da nova matriz de São Sebastião, onde foi celebrada a eucaristia. Durante sua homilia, o bispo diocesano ressaltou a importância da participação na vida da comunidade e lembrou o carinho com que a diocese de Caratinga analisou o pedido de criação da nova paróquia.
“Sobre nova direção e lideranças, as comunidades realmente mostraram interesse e agora têm uma nova força pastoral”, disse o bispo. Na mesma ocasião, dom Emanuel deu posse ao primeiro pároco de Orizânia, padre Christian Moreira Coelho. “É o início de um novo tempo”, afirmou o bispo.
DURANDÉ
Já na manhã de domingo, 5, dom Emanuel instalou a paróquia São Sebastião, de Durandé. Dom Emanuel leu o decreto de criação da paróquia e a provisão do responsável por ela, apresentando à comunidade seu primeiro administrador paroquial, padre Joaquim Rocha de Calais, e também o diácono Raniel Carlos, que realizará seu estágio diaconal na paróquia.
VEJA FOTOS EM DURANDÉ
Acompanharam a cerimônia dez padres, entre diocesanos e religiosos Sacramentinos de Nossa Senhora. Cerca de 1500 fiéis, satisfeitos com a realização deste sonho, acompanharam a celebração, realizada em frente à nova matriz de São Sebastião.
MARTINS SOARES
Ainda no domingo, 5, o bispo instalou a paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Martins Soares. A missa foi celebrada às 18 horas e foi presidida pelo bispo e concelebrada por quatro padres sacramentinos.
VEJA FOTOS DE MARTINS SOARES
Assim como em Orizânia e Durandé, dom Emanuel leu o decreto de criação da paróquia e apresentou o administrador paroquial, padre Calais, e o diácono Raniel, que também atenderão esta paróquia.
Padre Joaquim Calais repetiu as palavras do papa Francisco quando chegou ao Brasil, dizendo: “não trago ouro nem prata, mas trago o que tenho de mais precioso: Jesus Cristo”. Agradeceu a todos os fiéis presentes e aos padres sacramentinos pela acolhida e fraternidade, ressaltando o maravilhoso trabalho missionário feito por eles, com as comunidades, através de toda a dinâmica pastoral realizada na paróquia de Manhumirim, principalmente com os grupos de reflexão.
Após a missa, houve momento de confraternização, quando foi servido um lanche. A festa continuou com um lindo show na praça da nova paróquia.
Com informações da Diocese de Caratinga - portalcaparao@gmail.com
Fotos de José Renato Huebra e Maysa Gonzaga e Valdir Vieira