BELO HORIZONTE (MG) - Distritos do Leste de Minas e da Zona da Mata serão beneficiados com cobertura de telefonia celular e comunicação de dados. O serviço faz parte da segunda etapa do Programa de Universalização do Acesso aos Serviços de Telecomunicações do Estado de Minas Gerais, o Minas Comunica, lançado nesta terça-feira (13/1) pelo governador Antônio Anastasia, em solenidade na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Nesta etapa, serão contemplados, em todo Estado, 692 distritos de 359 municípios mineiros e os investimentos serão de até R$ 140 milhões.
O prefeito de Martins Soares, Ademir Conrado, participou da cerimônia e destacou que o distrito de Pinheiros de Minas será muito beneficiado com a chegada do serviço de telefonia celular. “O Programa Minas Comunica vai trazer melhorias significativas para o distrito. A população terá um serviço de qualidade e que facilitará muitas coisas”, destaca.
O programa será desenvolvido pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Fazenda (SEF), levando em consideração os distritos existentes durante o Censo de 2010. A meta do Governo de Minas é, até o final deste ano, levar o serviço de telefonia celular a 50% desses distritos. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2016.
Segundo a reportagem do Portal Caparaó apurou, o edital publicado nesta terça-feira (14/1) no Portal de Compras do Estado (www.compras.mg.gov.br) prevê que a licitação será em lote único, sendo permitida, entretanto, a participação de consórcio de operadoras. A proposta vencedora será aquela que, atendendo plenamente às condições do edital, demandar menor quantidade de recursos para o projeto e, consequentemente, menor participação financeira do Estado.
CONFIRA OS BENEFICIADOS
ALGUNS DOS DISTRITOS DA REGIÃO DO RIO DOCE
São Sebastião da Vala, Tabaúna, Alto do Capim, Conceição do Capim, Penha do Capim, Mundo Novo de Minas e Expedicionário Alício (em Aimorés); Revés do Belém, Quartel do Sacramento e Passa Dez (em Bom Jesus do Galho); São Cândido, Sapucaia, Santa Luzia de Caratinga, Santo Antônio do Manhuaçu, Patrocínio de Caratinga, Santa Efigênia de Caratinga, São João do Jacutinga, Dom Modesto e Dom Lara (em Caratinga); Santo Antônio do Alegre, Tabajara, Bom Jesus do Rio Preto, Macadame, São Tomé de Minas, Novo Horizonte de Inhapim, Jerusalém e Itajutiba (em Inhapim); Imbiruçu, Ocidente, Roseiral, Centenário e São Francisco do Humaitá (em Mutum); Barra da Figueira e Assaraí (em Pocrane); Sebastião do Batatal e São José do Batatal (em Ubaporanga)
ALGUNS DOS DISTRITOS DA ZONA DA MATA
Santo Antônio do Glória (em Vieiras); Granada (em Abre Campo); Padre Júlio Maria (em Alto Jequitibá); Alvorada e Ponte Alta de Minas (Carangola); Professor Sperber (Chalé); Bom Jesus do Divino e Viletes (em Divino); São José da Figueira e São João da Figueira (em Durandé); São José da Pedra Menina (Espera Feliz); São Pedro do Glória e Bom Jesus do Madeira (em Fervedouro ); Prata de Lajinha (Lajinha); São Pedro do Avaí; Dom Corrêa; Ponte do Silva e Palmeiras do Manhuaçu (em Manhuaçu); Pinheiro de Minas (em Martins Soares); Padre Fialho (em Matipó); Santana do Tabuleiro; Vermelho Velho; Bicuíba; São Vicente da Estrela e São Sebastião do Óculo (em Raul Soares); Jurumirim (Rio Casca); Ribeirão de São Domingos (Santa Margarida); Santa Filomena (em Santana do Manhuaçu); Águas Férreas (São Pedro dos Ferros); São Simão do Rio Preto e Alegria (Simonésia); Catuné e Água Santa de Minas (Tombos).
Carlos Henrique Cruz - Com informações da Agência Minas