Portal Caparaó - Inauguração do Cartório Eleitoral de Manhuaçu
Geral

Inauguração do Cartório Eleitoral de Manhuaçu

24/01/2014 - Atualizado em 24/01/2014 10h52

MANHUAÇU (MG) - Emoção e reconhecimento deram o tom da cerimônia de inauguração da sede do Cartório Eleitoral de Manhuaçu, na tarde de quinta-feira, 23/01. Durante o evento, o Presidente

Flávio, filho do Juiz Sérgio Monteiro, falou em nome da família

do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) desembargador Antônio Carlos Cruvinel entregou o novo prédio que homenageia a memória do Juiz Sérgio Monteiro de Andrade.

Com reforma totalmente custeada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o novo local garante uma espaço adequado para a parceria do TRE-MG com a região de Manhuaçu. Atualmente, a zona eleitoral de Manhuaçu soma 96 mil eleitores de seis cidades (Luisburgo, Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Reduto e São João do Manhuaçu) e está prestes a ser dividida em duas, além de outros projetos que o TRE-MG tem para a região. A cidade foi elevada a condição de polo regional da Justiça Eleitoral.

O Desembargador Antônio Carlos Cruvinel presidiu a cerimônia acompanhado do Presidente da Câmara de Manhuaçu, vereador Maurício Júnior, da Juíza Eleitoral Dra. Daniela Bertolini, o Promotor de Justiça Dr. Carlos Samuel e o Juiz da Corte e Ouvidor do TRE-MG Dr. Mauricio Pinto Ferreira.

HOMENAGENS

Na primeira parte da cerimônia, Dona Vera Lúcia Monteiro descerrou a placa inaugural que registra a homenagem ao Juiz Dr. Sérgio Monteiro de Andrade.

Em seguida, o Padre Euclides, da Paróquia do Bom Pastor, conduziu a benção das novas instalações.

Ainda nas homenagens, o Juiz Dr. Vinícius Ristori entregou placas de agradecimento aos senhores Mozart Pereira, Wellington Viana e Davi Messias. Foi um justo reconhecimento ao trabalho e dedicação à Justiça Eleitoral de Manhuaçu.

Em nome dos magistrados da comarca, Dr. Vinícius Ristori, destacou “os tempos antigos” da Zona Eleitoral de Manhuaçu e falou da falta de estrutura física e de pessoal. Além de reconhecer a gestão do Desembargador Cruvinel, ele ainda elogiou a importância da doação do prédio para a sede do TRE-MG. “O então prefeito Adejair Barros e o então presidente da Câmara Renato Cezar, com os demais vereadores, em 2012, aprovaram essa doação. Reconheceram que isso era necessário para o desenvolvimento municipal, representando o verdadeiro espírito público de líderes em prol de seus munícipes”, afirmou.

Dr. Vinícius Ristori seguiu a homenagem lembrando da convivência com o Juiz Dr. Sérgio Monteiro. “Trabalhei com ele como advogado e depois como colega de magistratura. É um paradigma para ser lembrado como pessoa ímpar, humilde, sério e capacitado. Um juiz de excelente qualidade”, finalizou.

FAMÍLIA

Em nome da família, o filho Flávio Carvalho Monteiro de Andrade, lembrou da infância em Manhuaçu quando seu pai foi juiz na cidade. Emocionado, ele citou um poema em que “as pessoas não morrem, mas ficam no coração dos outros para sempre” para destacar a importância da lembrança do Judiciário de Manhuaçu: “Vocês hoje me trazem a certeza de que o trabalho de nosso pai permanece no coração dessa cidade. Foi a mais especial homenagem que se presta a sua memória”.

DATA HISTÓRICA

O antigo prédio da Biblioteca Pública Municipal e da Câmara de Manhuaçu, na rua Amaral Franco, no Centro, passa a sediar o Cartório da 167ª Zona Eleitoral e o Polo Regional do TRE-MG.

Além de mais espaço e conforto para funcionários e eleitores, a nova sede foi adequada às questões de acessibilidade. Para o Presidente do TRE-MG, Desembargador Antônio Carlos Cruvinel, é uma conquista histórica: “A Justiça Eleitoral sempre dependeu de favores para funcionar. Isso nunca mais acontecerá em Manhuaçu e na região. Essa inauguração é de suma importância para a população. Aqui, além do serviço normal, como Polo Regional, Manhuaçu sediará encontros, capacitações e reuniões de todas as zonas eleitorais da região”.

O juiz Dr. Maurício Pinto Ferreira, relembrou o período que foi juiz eleitoral de Manhuaçu, e também endossou a importância da nova sede. “Eu fico muito feliz de estar na corte do TRE-MG e poder ajudar a cidade sendo premiada com uma estrutura à sua altura. Lembro-me das filas, das dificuldades de espaço e conforto para os eleitores e para os funcionários. Isso tudo acabou. Agora temos uma estrutura digna do povo dessa região”.

A cerimônia de inauguração foi prestigiada por lideranças políticas, vereadores, advogados e autoridades de diversos segmentos das seis cidades da Zona Eleitoral de Manhuaçu.

Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.