MANHUAÇU (MG) - Policiais militares da área do 11º Batalhão de Polícia Militar participaram de um treinamento como multiplicadores do Programa Guardiões de Defesa Social – GDS.
Durante dois dias, eles participaram de palestras ministradas por policiais militares e profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) sobre o funcionamento do Programa Guardiões de Defesa Social, Direitos Humanos, Vitimização da Criança e do Adolescente (VCA), Prevenção às Drogas, Técnicas de Oratória e Delinquência da Criança e do Adolescente.
Foram 33 policiais das 24 cidades que compõem a área de atuação do 11º Batalhão de Polícia Militar. Ao final do treinamento, os policiais receberam um certificado de participação.
PROGRAMA GUADIÕES DE DEFESA SOCIAL – GDS
Criado pelo comando do 11º BPM, o Programa Guadiões de Defesa Social – GDS - foi implantado em 2013, com a participação do Policial Militar junto à família do adolescente assistido, atuando como um “padrinho”, de maneira sistêmica e aliada a profissionais de outros setores.
O GDS consolidou-se pela grande importância e significado, pois tem como público-alvo crianças e adolescentes envolvidos em situações de risco variadas, tais como abuso sexual, violência doméstica, maus tratos e negligência familiar.
O programa visa salvaguardar os direitos das crianças e dos adolescentes, buscando assegurar a dignidade da pessoa humana.
O policial passa orientações, informações e conhecimentos sobre drogas, consequências do cometimento de atos infracionais e formas de correção do comportamento e convívio familiar.
Além disso, ele auxilia a comunidade escolar e a sociedade na formação dos jovens, que se encontram em situação de risco (envolvidos com drogas, cometendo atos infracionais, ou sendo vítimas de prostituição infantil).
Com informações da Polícia Militar - Fotos Jessé Hudson