MANHUAÇU (MG) - O reaproveitamento de materiais recicláveis reduz o acúmulo de lixo e contribui para a proteção do meio ambiente, já que a extração de recursos naturais diminui. Reciclar também significa economia de energia. Por exemplo, uma tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 a 30 árvores, reduzindo o consumo de energia elétrica em 71% e de 98 mil litros de água.
Com o Energisa Cidadã é assim: o cliente contribui para a preservação do meio ambiente e ainda recebe bônus na conta de energia elétrica. A partir desta segunda, dia 17 de fevereiro, os clientes da Energisa já podem trocar lixo reciclável – metal, plástico e papel – por descontos na conta de energia elétrica.
O posto de coleta vai funcionar todas às segundas-feiras das 8h às 16h na Praça José Adolpho Vieira Assad (Praça da Rodoviária).
COMO PARTICIPAR
Para participar do Projeto Energisa Cidadã, o cliente faz seu cadastro no posto de coleta. Para isso, basta apresentar uma conta de energia e assinar o Termo de Adesão. O cliente recebe o cartão ENERGISA CIDADÃ que deve ser apresentado sempre em que for levar seus resíduos para trocar por bônus.
Os resíduos devem estar limpos e secos. O valor do desconto depende da quantidade e do tipo de resíduo levado, pois cada resíduo tem seu valor de mercado. O desconto é válido apenas para consumidor residencial, não se estendendo a empresas e comércios, entretanto essas podem participar e converter seus bônus em beneficio de instituições filantrópicas.
O projeto consiste na troca de resíduos recicláveis por créditos na conta de energia dos clientes residenciais. O material coletado terá destinação correta, contribuindo de forma positiva com o meio ambiente. Este projeto enquadra-se perfeitamente na visão moderna de sustentabilidade. Além de beneficiar os clientes com os descontos nas faturas, contribui para o uso adequado e consciente da energia elétrica, visto que é necessário um consumo menor da energia para o reprocessamento dos materiais recicláveis em relação à produção básica a partir da matéria prima.
O Projeto Energisa Cidadã faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel e é executado pela Energisa.
A Energisa Minas Gerais atende a mais de 412 mil clientes em 65 municípios do estado e em Sumidouro (RJ). São aproximadamente 800 colaboradores diretos e indiretos. É a segunda melhor empresa de energia elétrica das regiões Sul e Sudeste no IASC – Índice Aneel de Satisfação do Consumidor.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com