MANHUAÇU (MG) - A Faculdade do Futuro promoveu mais uma palestra em prol do conhecimento aberta a participação da comunidade em Manhuaçu. Dessa vez o tema abordado foi Doença de Parkinson. O tema foi apresentado pela Dra. Valéria Fernandes de Souza, PHD em Neurociência pela UFMG, que falou sobre o assunto explicando todas as etapas e detalhes dessa doença, seus sintomas e tratamento.
Com o auditório lotado e atento às palavras da Dra. Valéria, a palestra chamou a atenção também ao tema da neurociência e os estudos sobre a causa e o tratamento.
O Mal de Parkinson é uma doença que ocorre quando certos neurônios morrem ou perdem a capacidade. O indivíduo portador de Parkinson pode apresentar tremores, rigidez dos músculos, dificuldade de caminhar, dificuldade de se equilibrar e de engolir. Como esses neurônios morrem lentamente, esses sintomas são progressivos no decorrer de anos.
O objetivo da Faculdade do Futuro foi esclarecer a população sobre a doença, seus sintomas iniciais e a forma de tratamento. O Parkinson é uma doença degenerativa que atinge as células do cérebro responsáveis pela produção de uma substância chamada dopamina.
Atinge principalmente pessoas com mais de 60 anos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1% das pessoas com mais de 65 anos no mundo têm a doença. No Brasil, a estimativa é que o número de doentes esteja entre 200 mil e 250 mil.
Outros temas serão apresentados pela Faculdade do Futuro. A intenção é promover o conhecimento em toda a região.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com