MANHUAÇU (MG) - O Hospital César Leite apresentou oito novos médicos residentes do programa de Residência Médica, iniciado em 2013. Já existem onze profissionais atuando na cidade.
Durante reunião com a presença do Provedor Sebastião Onofre Carvalho, o Coordenador da Residência Médica Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, o Diretor Clínico Dr. Alex Nagem Machado e o Diretor Técnico Dr. Glaucio Quarto Martins foram apresentados os resultados, melhorias e dificuldades do primeiro ano do programa de residência médica.
O HCL oferece residências médicas nas áreas de Clínica Médica; Pediatria, Cirurgia Geral, Obtestrícia e Ginecologia. O programa teve 169 inscritos na seleção realizada no final de 2013. Oito profissionais começaram nesta semana. Na pediatria, Bárbara Moreira Xavier (Caparaó-MG), Luiz Roberto Issa Filho (Itaobim-MG) e Vanessa Costa (Manhuaçu-MG); na área de cirurgia Pedro Wilson Diniz Viana (Fortaleza-CE), Guilherme Fellet Soares (Juiz de Fora-MG) e Délcio Aparecido Durso (Ubá-MG); e na área de clínica médica Alexandre Soares Bifano (Caputira-MG), Célio Genelhu Soares (Manhumirim-MG) e Caroline Alcure Pinto (Iúna-ES).
O Hospital César Leite é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica. A unidade é certificada como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e da Educação. A seleção para ingresso é realizada pela Associação de Residência Médica em processo seletivo com todos os outros centros de residência médica do país.
Diversos conselheiros do HCL e médicos preceptores participaram da apresentação dos novos residentes, além dos profissionais que já estão em Manhuaçu há um ano no Programa de Residência Médica.
O provedor Sebastião Onofre Carvalho conta que, para receber a residência médica, o Hospital César Leite teve que fazer mudanças na estrutura, disponibilizar espaço para estudos e montou uma biblioteca e contou com empenho de médicos e profissionais de várias áreas. “Ainda estamos esperando a contrapartida prometida pelo Governo para a manutenção do programa. De toda forma, temos excelentes resultados desse trabalho e temos que comemorar”, garantiu.
O médico Luiz Carlos Lemos Prata, um dos profissionais mais experientes na área de saúde de Manhuaçu, destacou que a principal motivação do programa de residência é o ensino. “Temos excelentes profissionais em nosso hospital e agora estão passando esse conhecimento para novos médicos. É uma conquista significativa”.
A apresentação dos novos profissionais da residência médica foi finalizada com uma palestra do Diretor Assistencial do HCL, Chardson Roberto da Paixão. Ele mostrou a estrutura do hospital, detalhou o funcionamento e apresentou os números de atendimentos prestados em 2013, inclusive com as melhorias de desempenho a partir da atuação também dos médicos residentes.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com