MANHUAÇU (MG) - Mais de quarenta lideranças entre presidentes e representantes de bairros participaram na manhã deste domingo, 06, da reunião mensal do Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma). O encontro foi na Câmara Municipal e teve a presença do Presidente do Legislativo, Maurício Júnior, do vice-presidente Anizio Gonçalves e do vereador Hélio Ferreira, além do Secretário de Obras João Amâncio de Faria.
O encontro foi bastante focado nas demandas dos bairros e comunidades rurais, mas serviu para os questionamentos das representações dos bairros quanto ao Governo Municipal e a atuação da Câmara de Vereadores. As pautas abordaram questões ligadas à saúde, obras, educação e à limpeza urbana. Muitas reivindicações tiveram ainda a garantia do Secretário de Obras João Amâncio para resolução. Convidado pelo Coamma, o atual gestor da pasta de obras garantiu uma maior abertura aos presidentes e que sua postura é ouvir a comunidade, especialmente por já ter sido vereador e ter sua trajetória ligada aos movimentos populares.
Em muitos questionamentos, presidentes de bairros apontaram problemas de infraestrutura e a falta de ação por parte do governo municipal. “Eu reconheço que houve falhas e estamos buscando melhorar. Estou me comprometendo aqui a acompanhar as demandas apresentadas”, garantiu.
João Amâncio adiantou que muitas questões estão em licitação e que, em pouco tempo, a aquisição deve melhorar a condição de trabalho e consequentemente os serviços oferecidos à população, resolvendo muitas demandas.
COBRANÇAS
Várias lideranças comunitárias elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal de dialogar coletivamente com os representantes de bairros e comunidades rurais. Foi a segunda reunião em cinco meses promovida com o Legislativo.
O presidente Maurício Júnior lembrou que uma listagem foi passada no ano passado pelas associações e entregue para a prefeitura, além das indicações que os vereadores aprovam em todas as reuniões. Por outro lado, ele pontuou que quase nada foi atendido.
“Respeito muito e acredito numa postura melhor do secretário João Amâncio, mas infelizmente a nova gestão ainda não conseguiu imprimir a dinâmica que a cidade precisa. Vem executando algumas ações pontuais, mas nada de novo. Entretanto, não podemos perder a esperança, vamos continuar cobrando e mobilizados, porque sem mobilização não adianta reclamar”.
Vasco Fernando Mota, presidente do Coamma, considerou a reunião muito positiva. Ele salientou que outros encontros do tipo serão feitos, inclusive para abordar temas específicos, como a questão ambiental. “Eu acho que a participação foi excelente. Ao mesmo tempo, a presença dos vereadores e do secretário permitiram um diálogo melhor. Torcemos para que agora sejam dadas respostas, tomadas providências para atender as demandas apresentadas aqui”, avaliou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com