VILANOVA / MANHUAÇU (MG) - Depois do protesto dos moradores da avenida JK, a Secretaria de Obras determinou a realização de um serviço emergencial para reparar a rede de esgoto e pluvial no distrito de Vilanova, em Manhuaçu, nesta quinta-feira, 24/04.
Na tarde de quarta-feira, moradores interditaram a rua para chamar a atenção das autoridades para os problemas do distrito. A rede de esgoto havia se rompido e causava um mau cheiro insuportável.
Fernando Almeida Mendes conta que a avenida JK é um local de muito movimento. “Infelizmente, a manilha quebrou, pedimos providências e nada fizeram. Foi por isso que fizemos o protesto. Quando chove é pior. A água retorna porque as manilhas não comportam. A rua fica inundada”, reclamou.
A questão da avenida JK é antiga e justamente por ter uma rede que não comporta a quantidade de água das chuvas e o esgoto que foi jogado na mesma tubulação.
“Precisamos que tomem providências e arrumem a rua, corrigindo o problema das manilhas e fazer o calçamento. Até hoje, uma das principais ruas de Vilanova, continua na terra”, continuou.
Ele reclamou também da limpeza e recolhimento no distrito e que os bueiros entupidos e o entulho estão atraindo ratos e outros animais.
“Queremos que o prefeito tome providências. Na campanha eleitoral, ele veio aqui e pedi os votos, prometeu que iria fazer, agora nem sinal”, criticou.
O vereador Jorge Augusto Pereira apoiou a reivindicação dos moradores. “Eu venho cobrando desse governo providências. Dias atrás marquei uma reunião com o prefeito para dialogar com a comunidade por conta das obras que estamos precisando. Ele simplesmente não veio. Foi desrespeitoso com a comunidade. A população está correta em protestar e devemos é chamar mais pessoas para se manifestarem. Do jeito que está, ficou muito ruim”, argumentou.
Jorge do Ibéria também manifestou o descontentamento da comunidade com a chegada de um médico cubano para o distrito. “As pessoas estão reclamando que não estão entendendo a linguagem. Isso precisava de uma atenção maior. Ao mesmo tempo, estamos sofrendo com ruas, como essa aqui, com manilhas estouradas, esgoto correndo a céu aberto. No meu papel de vereador, tenho levado as cobranças ao prefeito”, pontuou.
INTERVENÇÃO
O Secretário de Obras João Amâncio de Faria informou que a prefeitura determinou uma intervenção emergencial para resolver o problema dos moradores da avenida JK. Ele classificou a rede como “um serviço antigo e mau feito, já que misturou as redes das águas de chuva com a rede de esgoto”.
Segundo João Amâncio, o serviço que está sendo feito vai melhorar a situação, mas é preciso futuramente resolver em definitivo, construindo outra rede maior. “Vamos substituir a rede de esgoto com canos de pvc, no lugar das manilhas de barro antigas. Também levamos manilhas 0,40 para construir uma rede para coletar a água das chuvas com duas bocas de lobo. Funcionários da secretaria de obras e do SAAE terminam o serviço até o final de semana no local”.
O secretário ainda pediu a compreensão dos moradores e garantiu que em breve estará resolvido o problema. “O protesto é um direito deles. Acho que estão corretos em reivindicar, mas realmente é um problema antigo, não é uma coisa que foi criada por essa administração”, argumentou.
Na tarde do protesto, o Secretário de Obras João Amâncio, os vereadores Gilson César e Anizio Gonçalves estiveram no local para avaliarem o problema e foram unânimes em dizer que o reparo foi apenas uma medida paliativa e que é preciso fazer uma obra definitiva no local.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com