MANHUAÇU (MG) - O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, entidade preocupada com o bem estar das pessoas e melhor condição de vida a cada família, em cada bairro e distritos, realizou a reunião mensal no auditório do Hospital Cesar Leite.
A iniciativa foi das diretorias do HCL e do COAMMA, para estabelecer uma parceria, a fim de que as duas instituições possam caminhar juntas. Os presidentes de associações tiveram a oportunidade de conhecerem detalhadamente como é o funcionamento do hospital, a logística oferecida atualmente e os projetos futuros da instituição hospitalar.
O provedor do Hospital Cesar Leite, Dr. Sebastião Onofre de Carvalho explicou sobre o funcionamento da entidade, que atende 23 municípios com aproximadamente 350 mil habitantes.
Segundo ele, os esforços são inúmeros por parte da diretoria e do Conselho Superior, para oferecer o melhor aos pacientes, bem como os acompanhantes. "Todos têm o HCL como uma referência regional, com uma estrutura invejável, que desperta a vontade de profissionais prestarem serviço junto à instituição, bem como médicos recém formados, que escolhem o hospital para fazer residência", diz o provedor orgulhoso. Ele considera que o hospital é do povo e, portanto, há a necessidade que todos conheçam como funciona, como é o atendimento aos pacientes e sua estrutura física.
O provedor aproveitou também para chamar os líderes comunitários para serem parceiros, principalmente para tornar o projeto de implantar em Manhuaçu o serviço de Oncologia uma realidade. Dr. Sebastião Onofre de Carvalho anunciou ainda a implantação da Casa Evas, para atender gestantes que vêm de longe. Agora elas vão aguardar o momento exato de irem para a Sala de Parto, acompanhadas de uma equipe técnica. A Casa Evas será inaugurada em breve.
A diretora administrativa do Hospital Cesar Leite, Ana Lígia de Assis Garcia apresentou os projetos que estão sendo discutidos. Dentre eles estão o credenciamento para cirurgia de alta complexidade, cirurgia cardíaca, oncologia, ampliação de obstetrícia e, até 2016 que seja um hospital formador de recursos humanos, para formar os profissionais que irão atender com excelência. De acordo com Ana Lígia, hoje o HCL integra a macrorregião Leste do Sul, que engloba Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa, que possui 650 mil habitantes.
O presidente do Coamma, Vasco Fernando Mota Rodrigues ressalta que foi muito importante o encontro e, a apresentação dos diretores do Hospital Cesar Leite. Também enalteceu o esforço da diretoria, para a implantação do serviço de Oncologia no HCL e, a busca de parceria com as lideranças comunitárias. "Quero agradecer ao Dr. Sebastião Onofre e a Ana lígia,que de forma muito minuciosa nos apresentou o funcionamento e a estrutura física do Hospital Cesar Leite", disse Vasco Fernando.
Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com