Presidente Maurício Júnior entrega a Medalha do Mérito Legislativo ao Deputado Dinis Pinheiro (Presidente da ALMG) |
Dinis Pinheiro agradeceu a homenagem |
Deputado Federal João Magalhães |
Deputado Estadual Bráulio Braz |
Deputado Federal Renzo Braz |
MANHUAÇU (MG) - O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, recebeu na manhã de sexta-feira (23/05), a Medalha do Mérito Legislativo de Manhuaçu. A honraria foi entregue pelo presidente Maurício Júnior durante cerimônia prestigiada por prefeitos, vereadores e lideranças de 45 cidades da região.
O deputado federal Renzo Braz, o deputado estadual Bráulio Braz, o deputado federal João Magalhães, o deputado estadual Gustavo Corrêa, o prefeito Nailton Heringer, o subsecretário do agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Toninho Gama, o subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Major Vitor e o empresário Charbel Felipe Silva (representando as Lojas Maçônicas) formaram a mesa principal da sessão solene.
O autor da homenagem, o presidente da Câmara, Maurício Júnior, ressaltou o trabalho desenvolvido pelo deputado em defesa do Legislativo como o motivo para que os demais vereadores aprovassem a proposta da concessão da medalha. “Esta é uma simples homenagem da Câmara, mas espero que simbolicamente ela represente a grandeza de Dinis Pinheiro no trabalho pelo Legislativo de Minas” – enfatizou Maurício Júnior.
MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO
Criada pela Câmara de Vereadores de Manhuaçu, a Medalha do Mérito Legislativo é uma honraria que tem o objetivo de homenagear uma figura política pela sua atuação como parlamentar na defesa e valorização do Poder Legislativo.
O exercício do mandato pautado pela ética e integridade, a atuação em prol das Câmaras Municipais e o engajamento em questões de iniciativa popular foram os critérios para a escolha de Dinis Pinheiro como o homenageado. Em 2013, Dinis Pinheiro implementou consideráveis mudanças na Assembleia para legitimar um parlamento mais justo e ético. Durante sua gestão, houve a abolição do pagamento dos 14º e 15º salários e do pagamento por sessões extras aos parlamentares; proibição de contratação de vereadores como assessores parlamentares; e a aprovação de projetos como o da exigência de ficha limpa para os servidores contratados pelo Estado.
Além de garantir maior transparência e autenticar princípios morais, o fim do voto secreto nas deliberações da Assembleia, em julho de 2013, representou um momento histórico para a política mineira. Foi a partir deste exemplo que o Legislativo de Manhuaçu também aprovou o fim do voto secreto em suas deliberações.
Entre as causas defendidas por Dinis Pinheiro, duas ultrapassaram as fronteiras de Minas e tornaram-se discussões de ordem nacional, são elas: o “Assine + Saúde” e a renegociação da dívida dos estados com o Governo Federal. O movimento pioneiro “Assine + Saúde” é um projeto de lei de iniciativa popular, cujo objetivo é impor que o governo federal destine 10% de sua receita bruta para a saúde. A Câmara de Manhuaçu também aderiu ao movimento, coletando assinatura e promovendo debates sobre o tema.
Dinis Pinheiro também iniciou nacionalmente a discussão sobre a dívida pública dos estados, ressaltando a necessidade da revisão do valor da dívida e a retificação de seu indexador. Além disso, a Câmara de Manhuaçu implementou um grande ciclo de palestras com a participação de especialistas convidados da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais.
Em seu discurso, o Deputado Dinis Pinheiro agradeceu a homenagem e ressaltou o carinho que tem por Manhuaçu. “A história desta cidade é bem parecida com a minha: singela, pequenina, que valorizando ideias e sua própria história, vai enfrentando solavancos e conseguindo se sobressair como uma das referências de Minas Gerais. Foi muito especial e agradeço a todos os vereadores e ao presidente Maurício Júnior pelo reconhecimento de meu trabalho no Legislativo” – declarou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com