Vereador Zizinho Damasceno |
Vereadora Adriana |
LUISBURGO (MG) - Os vereadores de Luisburgo estão preocupados com a qualidade da água fornecida à população. Durante reunião ordinária, a vereadora Adriana Garcia dos Santos alertou os parlamentares alegando que a água está chegando na casa dos moradores com a cor amarelada.
"A reclamação do povo é que a água está muito amarela. Está manchando muito as roupas e o prefeito falou que ia dar uma solução, então estamos esperando. O povo continua cobrando porque está demorando. A gente queria ver o que pode ser feito para melhorar isto porque quando a gente vê uma mancha desta na roupa causada pela água, imagina no corpo da pessoa", justificou Adriana.
A vereadora lembrou ainda que algumas pessoas têm condição de comprar o galão de água, mas a maioria não tem. "Algumas pessoas têm condição de comprar o galão de água tratada, mas não é todo mundo. Melhorando a qualidade da água, irá melhorar também a saúde do povo", acrescentou.
O vereador Zizinho Damasceno também comentou sobre o problema e disse que tem solução. "A água do rio de onde está vindo agora é mais suja, mas vamos lutar para ver se a gente consegue captar a água da Dourada, pois a qualidade dela é muito melhor", concluiu.
Prefeitura busca solução
O Diretor do SMAE, Altacir Fagundes "Piaza", esclareceu que em até 30 dias chegará o novo filtro e demais equipamentos, o que resolverá o problema da água amarelada. Os novos equipamentos e filtro possibilitarão que o município realize a análise da água - serviço que atualmente demanda contratação de empresa particular. Estima-se economia para o município de R$ 18 mil por ano, em média. Os novos equipamentos também possibilitarão a reativação do serviço de fluoretação da água que, atualmente, está desativado em razão das condições inadequadas do filtro.
"Desde que eu assumi, levei o prefeito até a estação de água e ele viu como estava precária a situação e ele disse que é o primeiro a se preocupar com a qualidade da água porque é a saúde de Luisburgo que está em jogo, então a partir daí, estamos conseguindo várias melhorias", comentou Piaza.
"O SMAE tem conhecimento desde problema e o que acontece é que quando a gente vai fazer uma ligação de água, então a gente corta e depois que liga de novo a pressão é forte e a água chega suja, mas não é sempre que isto acontece", esclareceu o diretor do SMAE.
Piaza ainda contou que não é trocado há 16 anos e que agora Luisburgo terá mais esta conquista. É o esforço do prefeito José Carlos em melhorar as condições de água", concluiu.
Assessoria de Comunicação da Câmara e Prefeitura