Portal Caparaó - Dr Euller Granato esclarece os mitos e verdades sobre cirurgia plástica
Entretenimento

Dr Euller Granato esclarece os mitos e verdades sobre cirurgia plástica

03/06/2014 - Atualizado em 03/06/2014 07h20

MANHUAÇU (MG) – A cirurgia plástica evoluiu bastante no Brasil ao longo dos últimos anos. Com técnicas se modernizando progressivamente, as operações estão cada vez mais eficientes, menos invasivas, resultados bem naturais e que valorizam a beleza individual.

Com onze anos de estudos e trabalho na área, o cirurgião plástico, Dr. Euller Granato, concedeu entrevista ao PORTAL CAPARAÓ. Além da formação em medicina (durante seis anos), o especialista fez cinco anos de residência médica (dois em cirurgia geral e mais três em cirurgia plástica).

Resultados harmônicos, procedimentos estéticos e cirúrgicos menos invasivos possíveis e um histórico de muitos pacientes satisfeitos, Dr. Euller Granato explica que ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Confira a entrevista exclusiva em que ele aponta mitos e verdades sobre as cirurgias plásticas.

As próteses de silicone atrapalham na amamentação?
Não. As próteses são implantadas de forma que não modifiquem a anatomia mamária de forma a permitir que a paciente consiga exercer sua função de amamentar sem nenhum problema.

É necessário trocar as próteses após quanto tempo?
Na verdade não há um tempo determinado para trocar uma prótese. A prótese não tem uma data de validade. O que se recomenda é que após 10 anos do implante seja feito um rastreamento com ultrassonografia e/ou mamografia para averiguar o estado das próteses e somente em caso de algum dano devem ser trocadas, ou por desejo da própria paciente ou indicação do cirurgião.

Lipoaspiração emagrece?
Na verdade a melhor indicação de se fazer uma lipoaspiração é para ganhar “forma”, aumentar as curvas. As pacientes que estão no peso ideal têm os melhores resultados. Portanto o melhor é estar com o peso em dia para retirar a gordura localizada que não se consegue perder com dieta e atividade física. 

Após uma mamoplastia quanto tempo deve-se ficar sem elevar os braços?
Normalmente em média de 40 a 60 dias deve-se evitar a elevação dos braços para evitar possíveis complicações no pós-operatório, mas há uma variável de acordo com o tipo de cirurgia que foi realizada.

Qual cirurgia a pessoa deve fazer para modelar o bumbum?
Temos duas opções de gluteoplastia (aumento do bumbum): uma com enxerto de gordura retirada numa lipoaspiração do próprio paciente e a outra a gluteoplastia com implante de prótese de silicone que dá, na maioria das vezes, um formato definitivo e muito satisfatório.

Com quantos anos uma pessoa pode fazer um lifting facial?
Não tem uma idade inicial limite. Deve ser observado pelo cirurgião os fatores de flacidez muscular e de pele da face para saber se há necessidade da cirurgia ou não. Essa necessidade e variação da idade vai ser de acordo com fatores genéticos, tabagismo, alimentação, exposição ao sol, etc.

Quanto tempo depois de ter filhos, uma mãe pode fazer uma mamoplastia e abdominoplastia?
Deve-se esperar para mamoplastia de 4 a 6 meses após o término da amamentação e para a abdominoplastia após alguns meses em que seu ginecologista já tenha liberado em virtude a normalização de agentes hormonais e alterações pós gravidez que estes produzem, variando em média de 6 a 12 meses.

Após que idade pode ser feita a cirurgia de correção de orelhas de abano (otoplastia)?
Após os 7 anos de idade. Antes dessa idade não deve ser feita, pois a orelha cresce muito nesse período, o que pode acarretar alterações no resultado da cirurgia.

Deve ser feita drenagem linfática e usar cintas e sutiãs, após todas as cirurgias?
Na maioria das cirurgias algum tipo de cinta ou faixa deve ser usada para modelar e comprimir o local operado, no caso das mamas usa-se o sutiã; abdômen e lipoaspiração, a cinta; em orelha de abano, uma tiara; por exemplo. Quanto á drenagem linfática é recomendado principalmente nas áreas de maior edema onde normalmente ocorrem em lipoaspirações e abdominoplastias.

Cirurgias Plásticas possuem mais riscos que outras cirurgias?
Todo tipo de cirurgia tem seus riscos. Desde retirar uma unha até uma cirurgia neurológica. Quanto maior o tempo cirúrgico maiores os riscos. O que se deve fazer é procurar um cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e fazer todo o pré-operatório de forma correta e completa para saber se há segurança para realizar o procedimento sem maiores preocupações.
Um paciente com os exames em dia e risco cirúrgico realizado por um anestesista ou cardiologista, apresentando os resultados bons, pode se considerar apto para cirurgia. Pacientes com doenças crônicas como diabetes hipertensão arterial e histórico familiar de tromboembolismo pulmonar devem ser melhor investigados no pré-operatório.

SERVIÇO
Telefone: (33) 3331-2387 ou no site www.eullergranato.com.br
Consultório do Dr Euller Granato em Manhuaçu é situado na rua Duarte Peixoto, nº 95, sala 408, no Centro Médico de Manhuaçu, no Bairro Coqueiro.

Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.