MANHUAÇU (MG) - Durante a sessão ordinária desta semana, 05/06, o vereador Fernando Gonçalves Lacerda (Fernando do Fórum) quer que o Plano de Cargos e Salários do Município seja reformulado o mais rápido possível. Como protesto, Fernando afirmou que não votará qualquer Projeto do Executivo Municipal, enquanto o Prefeito não criar Comissão para reformulação deste documento.
Ele manifestou sua preocupação com a remuneração dos servidores, como é o caso da reclamação feita por motoristas do município quanto ao baixo salário. “Quando fomos candidatos, evidenciávamos que era preciso ser reformulado o Plano de Cargos e Salários dos Servidores, e, até o momento, nada foi feito pelo Executivo, pelo Prefeito Nailton Heringer. Nós já fizemos inúmeros pedidos, Indicações, Requerimentos e conversamos várias vezes. Já foi feito o edital para o Concurso Público, com o número de vagas e não se discutiu, em qualquer momento, a situação do plano de cargos e salários. Embora não estejamos levantando a bandeira de qualquer categoria, têm motoristas do município ganhando R$ 800,00 mensais. Isto é absurdo, é inadmissível”.
O vereador defendeu a revisão: “A reformulação do plano realmente viria contemplar os servidores efetivos, fazendo com que eles, por meio de estudos, qualificações e avaliações de desempenho satisfatório, tivessem um ganho remuneratório em seu salário superior aos demais. É algo que já acontece nos Governos Federal e do Estado. Em Manhuaçu, o plano de cargos e salários está muito defasado. Então, a decisão que tomei é que, a partir de hoje, não votarei qualquer Projeto do Executivo, enquanto a Prefeitura não criar uma comissão para estudar esta questão. É uma decisão minha e que não tem nada a ver com os demais vereadores. Abrirei exceção em situação urgente, em que a população venha a ficar prejudicada. É uma forma de protesto contra a Administração que não está nem ai para o servidor, nem com esta Casa Legislativa, e muito menos com o povo que a elegeu com uma ampla vitória no município”, esclareceu Fernando.
Saúde
Fernando Lacerda solicitou da presidência o envio de requerimento de convocação ao Secretário de Saúde, para que o mesmo esclareça sobre problemas que vêm ocorrendo no setor e explane sobre as medidas tomadas.
O Vereador solicitou, mais uma vez, a instalação quebra-molas na cidade, em locais que apresentam riscos elevados de acidentes de trânsito, como na Rua Capitão Rafael (centro), na Rua Monsenhor Gonzalez (próximo a Capela Velório do Hospital César Leite) e na Ruas Silas Pacheco (Bairro Colina) – onde alguns motoristas têm descido a ladeira em alta velocidade.
Fernando mencionou o grave acidente ocorrido nos últimos dias, na Rua Capitão Rafael, entre ônibus e picape, em que um dos motoristas ficou muito ferido, além do risco real daquele ônibus ter capotado ribanceira abaixo, o que ocasionaria consequências ainda piores.
O Presidente Maurício Júnior lembrou que a colocação de quebra-molas na Rua Luís Cerqueira (descida do sinal), solicitada por ele há mais de um ano, reduziu consideravelmente os riscos de acidentes no local, e ressaltou a necessidade de a Prefeitura atender ao pedido do vereador Fernando o mais rápido possível, para que pedestres e motoristas tenham mais segurança.
Com informações da Assessoria de Imprensa